Qualidade da água tratada consumida em Santa Catarina foi tema de reunião no MPSC
13/08/2019
Ponte Viva debate projetos para a Hercílio Luz
13/08/2019

Estado estuda restringir fluxo de caminhões nas rodovias no verão

Órgãos do governo catarinense estudam restringir o transporte de cargas em determinados horários durante a próxima temporada de verão nas BRs-101, 282, 470 e 280. O anúncio foi feito pela presidente da Santa Catarina Turismo (Santur), Flávia Didomênico, durante o seminário “As perspectivas do turismo para 2019/2020”, que aconteceu nesta segunda-feira (12), na Alesc.

“Estamos estudando mudanças no transporte de cargas, não pode levar nove horas de Curitiba a Balneário Camboriú. Os estudos vão definir quais serão os horários para que a economia não seja prejudicada, não pode pensar apenas no turismo”, ponderou Flávia Didomênico.

A presidente da Santur ainda anunciou alterações no calendário escolar.

“A flexibilização do calendário escolar interfere em diversas políticas públicas, escolas, professores, alunos, famílias, estamos finalizando os estudos para definirmos os melhores períodos”, informou a presidente da Santur.

A presidente da Santur revelou que a promoção do turismo internacional para 2019/2020 está focada no selo bandeira azul, conquistada por 14 praias; garantiu a concessão à iniciativa privada dos Centros de Eventos de Balneário Camboriú e Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis, e a construção de uma passarela de vidro na Serra do Rio do Rastro.

Também assegurou a sinalização de todo corredor turístico, começando em Paraíso e Dionísio Cerqueira, e indicando os principais atrativos do corredor, além da sinalização turística nas cidades do litoral que ainda não têm e a instalação de chuveiros, banheiros e rampas para cadeiras anfíbias nas principais praias.

Perspectivas para Florianópolis
O superintende de Turismo de Florianópolis, Vinicius de Lucca Filho, pintou um quadro otimista para a próxima temporada na capital do estado.

“A ponte Hercílio Luz será aberta ao trânsito, um monumento bastante importante no centro de Florianópolis e será inaugurado o novo terminal de passageiros do aeroporto de Hercílio Luz”, destacou de Lucca.

O superintendente citou o lançamento do edital da marina da beira-Mar Norte, o engordamento da faixa de areia de Canasvieiras, previsto para ser concluído até novembro, a revitalização da SC-401, com implantação ciclo-faixas e obras na região de Coqueiros.

“A marina da Beira-Mar Norte será um verdadeiro símbolo de mudança de mentalidade, uma guinada rumo ao desenvolvimento”, avaliou De Lucca, que prometeu aumentar o efetivo das UPAs Norte e Sul durante a temporada, retomar a implantação das creches de verão e aumentar a fiscalização dos ambulantes.

Argentinos
Segundo o dirigente do turismo florianopolitano, o fluxo de argentinos via terrestre será igual ao do ano passado.

Já o fluxo aéreo deve aumentar com a decisão dos hermanos de trocar as férias no Caribe, EUA e Europa pelo Nordeste brasileiro, enquanto que aqueles que planejaram férias no Nordeste estão revendo a escolha e optando por destinos em Santa Catarina.

Turismo nos pequenos municípios
Thaise Costa Guzzatti, engenheira agronôma, doutora em Geografia e assessora técnica do programa Acolhida na Colônia, falou sobre os 20 anos do programa e a experiência dessa modalidade de turismo rural em municípios com menos de 5 mil habitantes.

“A Associação Acolhida na Colônia está completando 20 anos, é referência em turismo rural na agricultura familiar, em pequenos municípios rurais e com recursos naturais abundantes”, explicou Thaise.

Segundo a pesquisadora, o estado tem 105 municípios com menos de 5 mil habitantes, geralmente sem comunicação, sem estradas, sem sinalização, sem agências bancárias e com serviços básicos deficitários.

De acordo com Thaise, essas dificuldades podem ser superadas com cooperação e solidariedade, cultivo agroecológico, foco na qualidade e na transformação dos produtos.

Atualmente 22 municípios oferecem acolhida na colônia, com 117 propriedades em operação, 60 em estruturação, além de uma federação e seis organizações regionais.

“Basicamente com adaptação de estruturas: estufa de fumo transformada em hospedagem; fornalha que virou lareira; forno de queimar carvão que virou sauna; banheira que era cocho de vaca; galpão que virou espaço para receber crianças, tudo com pouco investimento para começar, mas que faz a diferença para as pessoas e para os municípios”, argumentou a geógrafa.

Primeiro de muitos
O seminário “As perspectivas do turismo para 2019/2020 em Santa Catarina” foi promovido pela Comissão de Turismo e Meio Ambiente (CTMA) e pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira.

“É o primeiro, óbvio que com decorrer dos anos vamos transformar este evento de suma importância para o desenvolvimento de Santa Catarina. Enviamos convites para todos os municípios, nossa Comissão está disposta a ser parceira do trade e dos municípios”, afirmou Ivan Naatz (PV), presidente da CTMA e propositor do seminário.

Participação qualificada
Prestigiaram o evento os deputado Marcius Machado (PL) e Fabiano da Luz (PT), bem como representantes da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), Fecomércio, Senac, Abrajet, Instituto Federal Santa Catarina (IFSC), Fecasurf, Termas de Piratuba, Univali, Epagri e Fecam.

(Agência AL, 12/08/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *