Concessão privada é alternativa para revitalização da rodoviária de Florianópolis
31/07/2019
Uma nova rota ultra low cost conectando Buenos Aires à Florianópolis
01/08/2019

Dia de Gratuidade nas fortalezas administradas pela UFSC será neste domingo, dia 4

As fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim, Santo Antônio de Ratones e São José da Ponta Grossa estarão com acesso gratuito no próximo domingo, dia 04 de agosto, em mais um Dia de Gratuidade promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que administra as três fortificações. Além da isenção para toda a comunidade, haverá guiamento gratuito dos visitantes feito por estudantes do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) na Fortaleza de São José da Ponta Grossa, na Praia do Forte, em Florianópolis. A fortaleza abre das 9h às 12h e das 13h às 17h. O guiamento inicia às 10 horas.

O guiamento na Fortaleza de São José da Ponta Grossa aos domingos é feito por alunos do Curso de Guia de Turismo Regional Santa Catarina do IFSC. Ao mesmo tempo em que os estudantes põem em prática os ensinamentos de sala de aula, os visitantes da fortaleza têm oportunidade de aprender mais sobre a história das fortificações locais. A parceira entre UFSC e IFSC foi viabilizada através do Projeto Turismo Receptivo na Fortaleza de São José da Ponta Grossa, coordenado pela professora Maria Helena Alemany Soares. O projeto começou no ano passado, atendendo em média 78 pessoas por dia, aos domingos, somando mais de 1.300 atendimentos de maio a agosto. Neste ano, o projeto se estende até novembro, atendendo aos domingos.

Mais

O Dia de Gratuidade foi instituído em 2017, realizado sempre no primeiro domingo de cada mês de março a novembro, visa facilitar a visitação para a comunidade, além de incentivar o contato com a história local. A UFSC, no entanto, não é responsável pelo traslado de barco para visita às fortalezas que ficam em ilhas (Santa Cruz de Anhatomirim e Santo Antônio de Ratones) – para ver as empresas que fazem o transporte acesse http://www.fortalezas.ufsc.br/transportes-nauticos-para-as-fortalezas/. A Fortaleza de São José da Ponta Grossa tem acesso por terra. Nos outros dias, que não os domingos de acesso livre, os ingressos custam R$ 8,00 (inteiro) e R$ 4,00 (meia-entrada). Pessoas com mais de 60 anos e crianças de até cinco anos não pagam em qualquer dia. As fortalezas estão abertas à visitação durante todo o ano.

É importante destacar que a isenção da cobrança do ingresso não altera as regras de uso do patrimônio histórico. Dessa forma, não são permitidos eventos – ensaios fotográficos ou outros – sem autorização prévia da universidade.

Dicas para o Dia de Gratuidade

Vá de calçados leves e roupa confortável, afinal as fortalezas são um passeio ao ar livre.

Fique à vontade para levar cangas ou toalhas.

São permitidos piqueniques, mas não deixe lixo para trás.

Não leve seu animal de estimação. Para preservação do patrimônio histórico, não são permitidos pets nas fortalezas.

Idosos ou pessoas com dificuldade de mobilidade podem ter mais dificuldade para andar nas fortalezas, que ainda conservam rampas de pedras e grandes escadarias.

Ensaios fotográficos são considerados eventos que precisam de autorização da universidade.

Mais informações no site www.fortalezas.ufsc.br ou  pelo telefone (48) 3721-8302.

(UFSC, 31/07/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *