Orquestra de Bateria realiza ensaio aberto ao público na SC-401
02/08/2019
“Seremos um dos três aeroportos com melhor avaliação do país”, diz CEO da Floripa Airport
02/08/2019

Como será o novo terminal de passageiros do aeroporto de Florianópolis

A Floripa Airport, concessionária que administra o aeroporto de Florianópolis, apresentou nesta quinta-feira (1º) como será o novo terminal e quais marcas vão atuar nos espaços comerciais para passageiros e para o público em geral. O espaço é quatro vezes maior que o atual e vai entrar em operação em 1º de outubro, junto com o Boulevard 14/32, praça que ficará frente à entrada do aeroporto. O prédio vai elevar a capacidade para 8 milhões de passageiros ao ano.

A dois meses da data de inauguração, a estrutura está praticamente pronta, recebendo apenas acabamentos, paisagismo e instalação de alguns móveis. A partir de agora, as lojas devem construir os espaços em que vão atuar.

O Boulevard ainda está sendo erguido, mas a empresa onde garante que estará pronto para ser inaugurado na mesma data. A principal pendência é mesmo o acesso ao novo terminal, cuja promessa do governo é de que fique pronto a tempo da inauguração do novo terminal.

A cerimônia de inauguração está marcada para 28 de setembro, sábado, e deve contar com a presença do presidente Jair Bolsonaro e do governador Carlos Moisés. No dia seguinte, 29, o terminal deve ser aberto para a população e a entrada em operação ocorre no dia 1º de outubro.

Como será o novo terminal
Da porta do aeroporto para dentro, a construção está pronta e já passa por fases de testes. O prédio foi erguido em 13 meses e chegou a ter 1,3 mil operários trabalhando em três turnos.

O espaço tem 49 mil metros quadrados e recebeu investimento de R$ 550 milhões. A capacidade é para 8 milhões de passageiros ao ano, quatro vezes mais que o terminal atual, que opera acima da capacidade.

No interior do terminal, o primeiro saguão é destinado à área de check-in, com 44 guichês para atendimento. Este é o espaço em que haverá menos opções de comércio e alimentação. As malas despachadas sairão das esteiras e passarão por três níveis de inspeção.

Após a passagem pelo raio-x, as áreas de embarque se dividem entre domésticos e internacionais. São 13 portões de embarque, 10 fingers para levar os passageiros diretamente aos aviões e capacidade para 10 aeronaves estacionadas ao mesmo tempo em pontos para passageiros embarcarem.

Ainda no espaço superior haverá um terraço com vista panorâmica para o pátio onde ficam as aeronaves. A intenção é atrair não apenas passageiros, mas também visitantes da população em geral e criar uma relação mais próxima com a aviação.

Esse conceito de atrair não apenas passageiros, mas pessoas para compras e visitação, permeia a estratégia do novo terminal, com ações como a construção do Boulevard, praça em frente ao terminal com opções de alimentação como Burger King, Starbucks e outras 18 marcas. O Starbucks também terá outros dois pontos comerciais no interior do terminal.

A arquitetura preservou espaços na área superior para entrada de luz natural. O acabamento de madeira recebeu, em alguns espaços, tons de marrom, em referência ao aço da Ponte Hercílio Luz, e variações de amarelo, como alusão ao pôr do sol e à areia das praias da Capital.

O piso inferior é destinado ao desembarque e contará com oito esteiras para restituição de bagagem. Ao lado da pista, uma via extra, chamada de taxiway, foi construída para que as aeronaves possam taxiar em direção ao terminal liberando a pista principal para outros aviões. Isso aumenta a capacidade da estrutura de receber voos.

(Leia matéria completa em NSC, 01/08/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *