Centro de Cultura e Eventos recebe exposição itinerante sobre as fortificações catarinenses
07/08/2019
Governo confirma entrega da Ponte da Barra da Lagoa até fim de agosto
07/08/2019

Com asfalto, Estrada Cristovão Machado de Campos será importante rota alternativa

A Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Infraestrutura, vai iniciar na semana que vem as obras de pavimentação asfáltica e drenagem da Estrada Cristovão Machado de Campos, que liga a Vargem Grande ao Rio Vermelho. É mais uma ação da Operação Asfaltaço. Com isso, a via pública municipal, que hoje é de chão batido e utilizada principalmente pela comunidade local, servirá como importante rota alternativa, reduzindo deslocamentos e contribuindo para a melhora da mobilidade urbana da região, em especial nos Ingleses, na alta temporada.

Além disso, a Estrada será contemplada com ciclorrota e com estruturas de proteção como redes para passagens aéreas de macacos e tubulações para fauna terrestre. “Ouvimos os anseios da comunidade da Vargem Grande e garantimos que será uma rodovia ecologicamente sustentável”, informou o secretário de Infraestrutura, Valter Gallina.

A pavimentação asfáltica da via era uma antiga reivindicação, sobretudo, dos moradores dos Ingleses, Rio Vermelho e Barra da Lagoa. Afinal, a população dos Ingleses vem sofrendo com o alto volume de trânsito, ainda mais na temporada de verão, uma vez que os residentes e turistas do Rio Vermelho e da Barra da Lagoa, para terem acesso de qualidade ao Norte da Ilha e ao Centro da cidade optam por passar pelos Ingleses, a fim de alcançar a Rodovia Armando Calil Bulos (SC-403), valendo o contrário na volta para casa.

Após a conclusão das obras, eles poderão deslocar-se pela nova Estrada Cristovão Machado de Campos com maior segurança e o conforto de quem não precisará mais enfrentar a poeira típica de via de chão batido – benefício que será sentido principalmente pela própria comunidade da Vargem Grande – diminuindo o percurso até a SC-403 em pelo menos 5 km.

A ligação entre a Vargem Grande e o Rio Vermelho tem 3,36 quilômetros. O asfaltamento se dará em toda a sua extensão pelo prazo de sete meses, sendo os investimentos no valor de R$ 6.206.010,77. Os serviços serão executados pela Planaterra Terraplanagem e Pavimentação Ltda.

Soluções para o trânsito

Outra rota alternativa que ajudará a desafogar o trânsito no Norte da Ilha já está em execução desde o início de julho. É a Rua do Lamim, paralela ao Caminho do Rei, entre Jurerê Tradicional e Canasvieiras. Nesta via de aproximadamente 2,4 km, apenas 800 metros eram pavimentados, e o restante, de chão batido, mas em breve toda a extensão contará com melhor estrutura, já que receberá asfalto nos outros cerca de 1,6 km.

As obras na Rua do Lamim também estão sendo executadas pela empresa Planaterra, num investimento de R$ 1.934.377,35. O prazo de conclusão é de seis meses, ou seja, moradores e turistas da cidade já poderão desfrutar das benfeitorias na próxima temporada de verão.

(PMF, 06/08/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *