Defesa Civil estima que fará 835 pontes com peças provisórias da Hercílio Luz
29/08/2019
“Sou Estreito e não largo”: projeto será lançado no início de setembro
29/08/2019

Colonização açoriana em Santa Catarina é homenageada em exposição

As diversas paisagens paradisíacas e as práticas culturais das tradições açorianas que compõem a Ilha de Santa Catarina foram criadas pelo artista plástico Jone Cezar de Araújo e estarão expostas a partir desta quinta-feira (29), em Florianópolis.

A mostra fica aberta para visitação até 29 de setembro, na Associação do Bairro de Sambaqui, no Norte da Ilha de Santa Catarina. O nome “Açores e Floripa, o DNA que nos une” ressalta as cenas que inspiraram Araújo e que estão entre os 27 trabalhos selecionados para o público apreciar.

— A cultura açoriana está no meu DNA. Eu sou descendente de açorianos de oitava geração. Desde pequeno eu convivia com olarias e o que me comove, é estar vivendo em um lugar em que se respira açorianiedade. Florianópolis tem uma identidade, um perfil, uma cara de açores. Eu conheço os Açores e sinto a Ilha de Santa Catarina como uma extensão dos Açores — explica Araújo.

Conforme a Fundação Cultural de Florianópolis Francklin Cascaes, atualmente existem em Santa Catarina mais de 2 milhões de descendentes diretos de açorianos.

Ganhador de 130 prêmios, Araújo dedicou a maior parte do tempo à arte étnica, usando a temática da cultura açoriana em vários estilos, técnicas e modalidades. As peças em collage (colagem) são uma junção de história, turismo, gastronomia e religiosidade.

O que: Exposição Açores e Floripa, o DNA que nos une

Quando: 29 de agosto a 29 de setembro

Horário: das 14h às 17h30min de quarta-feira a sexta-feira, e das 10h às 18h aos sábados e domingos

Onde: Rod. Gilson da Costa Xavier, 3.000 – Sambaqui, Florianópolis

Valor: gratuito

(NSC. 28/08/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *