Monte Serrat ganha novo espaço de convivência
07/08/2019
Sebrae lança programa de incentivo ao turismo em Santa Catarina
08/08/2019

Bairros mais altos e afastados ficam sem água, na Grande Florianópolis

Ficar sem água na torneira durante dias seguidos é o fim do bom humor para qualquer pessoa. Tem sido assim nas últimas semanas para moradores de bairros mais altos e afastados da estação de distribuição da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Esgoto) na Grande Florianópolis. A estiagem deixou os rios que abastecem a região muito abaixo da média de vazão. Nessa quarta-feira (7), no bairro Sul do Rio, em Santo Amaro da Imperatriz, a companhia instalou uma bomba para retirar água do rio Cubatão e assim reforçar o abastecimento.

De acordo com a Casan, a bomba “vai aumentar em mais 10% a captação de água no rio Cubatão”. A manobra faz parte do conjunto de ações diárias que os técnicos da companhia estão fazendo para manter o abastecimento na Grande Florianópolis afetado pela estiagem desde o começo de julho.

No bairro Boa Vista, em Biguaçu, os moradores enfrentam a estiagem do jeito que podem. A dona de casa Kátia Elisângela dos Santos Batista contou que ficou sem “um pingo d’água” nas torneiras desde a manhã de sexta-feira (2) até a madrugada de segunda-feira (5). Na casa dela há duas caixas d’água, de 500 litros cada uma, que suprem a necessidade da família, mas que foram insuficientes para tanto tempo sem abastecimento.

O jeito foi apelar para a boa vontade de parentes. O cunhado, que é vizinho, tem um poço e forneceu água para Kátia utilizar no banho e na cozinha. As roupas da família ela está lavando na casa da irmã que mora num bairro plano. “Estou economizando o máximo possível”, garantiu. Para ela o pior é ficar sem condições adequadas para cuidar da higiene de uma filha de 19 anos com necessidades especiais que utiliza fraldas. Além da moça, ela tem dois filhos, um de 13 e outro de quatro anos.

Moradora do Boa Vista há 20 anos, a dona de casa afirmou que não tem lembrança de uma estiagem “tão forte” no inverno. “No verão eu já estou acostumada. Faço ainda mais economia de água. Mas no inverno ficar sem água? Não lembro mesmo!”.

O bairro de Kátia está entre os quatro de Biguaçu afetados pelo abastecimento irregular, que são Boa Vista, Três Riachos, Fundos e Vendaval. Em São José o problema está concentrado em Areias, Forquilhinhas, Forquilhas, Potecas, Flor de Nápoles, Picadas do Sul, Sertão Imarui e Colônia Santana. Na Capital, os bairros com intermitência são Pantanal, Trindade, Santa Mônica, Córrego Grande, João Paulo e a região da Bacia do Itacorubi.

(Leia matéria completa em ND, 08/08/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *