Casan e prefeitura apontam causas para resultado ruim da água da Beira-Mar Norte
05/07/2019
Oceano Índico causa secas na América do Sul e ondas de calor marinhas no Atlântico Sul
10/07/2019

Sensores mostram que 89 mil veículos entram na Ilha de SC por dia

Entre 6h e 10h da última terça-feira (2) entraram na Ilha de Santa Catarina 22 mil veículos, segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana de Florianópolis. Por dia, o fluxo é de 89 mil automóveis nesse mesmo trajeto. Os transportes são contados por meio de um sistema de sensores instalado há aproximadamente dois meses no asfalto da cabeceira das pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles.

Esses dispositivos estão em fase de testes, segundo o secretário Michel Mittmann, e foram recebidos de uma empresa do Espírito Santo. O custo unitário é de R$ 650, caso a prefeitura decida adquiri-los. A estimativa de durabilidade é de cinco anos, mas se estende com manutenção, como a troca de bateria.

O maior volume de tráfego nos últimos 60 dias, desde que os equipamentos passaram a funcionar, foi em 26 de junho, quando os sensores registraram a entrada de 106 mil veículos em Florianópolis.

— Ao contrário das câmeras instaladas nos semáforos, os sensores contam todos os veículos, de forma estratégica e nos auxiliam com as intervenções que estamos buscando — explica Mittmann.

As câmeras referidas pelo secretário se encontram em 30 cruzamentos da Capital, mas só permitem o cálculo por agrupamento de todas as faixas, num perímetro de 50 metros, espaço de alcance visual dos equipamentos. O sistema não consegue, portanto, separar a quantidade de tráfego por pista.

Para as intervenções previstas no plano de mobilidade, que pretendem desafogar os pontos mais congestionados da cidade, os números exatos devem contribuir, dando uma base mais consistente aos estudos e o desenvolvimento dos projetos.

— Por exemplo, se a gente fizer agora qualquer intervenção na saída da ponte, que é o que se deseja, uma terceira faixa na alça, talvez, se exija a retirada de uma faixa em direção ao túnel. E é aí que os estudos e os números comprovam se é possível isso ou não — justifica.

(NSC, 03/07/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *