Iluminação da Ponte Hercílio Luz: quem vai pagar a conta de luz?
01/07/2019
Floripa Conecta: tecnologia e economia criativa movimentam a capital no mês de agosto
01/07/2019

Obras do entorno da Ponte Hercílio Luz mobilizam lideranças de Florianópolis

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 29/06/2019)

O Comitê Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis) cobrou da secretaria municipal de Transporte e Mobilidade, em reunião na sexta-feira (28), mais detalhes sobre o cronograma de lançamento dos editais de licitação e de execução das obras no entorno da Ponte Hercílio Luz.

A preocupação é de que o sistema viário nas cabeceiras insular e continental não esteja pronto até dezembro, quando a recuperação da ponte será concluída pela Infraestrutura estadual.

“Não podemos passar essa vergonha, igual ao caso do acesso ao aeroporto”, afirmou Carlos Abraham, diretor do Senge (Sindicato dos Engenheiros de SC), em referência ao trecho rodoviário do Sul da Ilha que precisa ficar pronto até 1o de outubro, data de inauguração do novo terminal.

Ao explicar o projeto, o secretário de Transporte e Mobilidade de Florianópolis, Michel Mittmann, destacou o “plano urbanístico integrado”, que prevê humanização do entorno da Hercílio Luz, com prioridade para o transporte coletivo, pedestres e ciclistas.

“Já não temos espaço no centro para os carros”, pontuou. Sobre os prazos, Mittmann disse que o caixa da prefeitura só permitiu que as obras dessa primeira etapa, ao custo de R$ 4 milhões, sejam iniciadas no segundo semestre. No momento, o governo do Estado está fazendo a revisão final dos projetos de engenharia.

“Todos os trabalhos a partir de agora serão pelo mar”, afirma o fiscal da obra, engenheiro José Abel da Silva. Ele reiterou que em 30 de dezembro – “dia especial por ser aniversário do meu falecido pai, que estaria com 93 anos, mesma idade da Hercílio Luz” – a ponte “estará apta para uso”, mas entende que o ideal seria inaugurá-la no aniversário da cidade, em 23 de março, final do contrato com a empresa portuguesa Teixeira Duarte.

“Ganharíamos mais tempo para terminar o acesso dos entornos”, afirma. Entre uma data e outra será retirada toda a estrutura da parte inferior.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *