Velha senhora “Oficina criativa Ponte Viva”
26/07/2019
Distância entre locais de travessia nas rodovias precisa diminuir, diz especialista
29/07/2019

Florianópolis participa da Semana do Caminhar 2019

Florianópolis terá ao longo da semana que vem entre os dias, de domingo (04) á sábado (09) uma programação completa com foco no incentivo do deslocamento a pé. A cidade fará parte da mobilização nacional Semana do Caminhar 2019. Os eventos serão feitos chamando a atenção para o espaço de circulação do pedestre e convidando as pessoas a caminharem mais em seu dia a dia, interagindo com a cidade e cuidando da saúde.

​Serão doze atividades pontuais e iniciativas contínuas ao longo semana nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental. Ao longo da semana os alunos irão elaboram frases para chamar atenção dos adultos para que reflitam sobre o convívio social. De acordo com a organização do evento, será utilizada a técnica de lambe-lambe para colá-los em pontos da cidade onde há maior fluxo de pessoas.

A Semana do Caminhar é promovida nacionalmente pela ONG Sampapé e consiste em uma semana de eventos e campanha para chamar a atenção sobre a importância do caminhar nas cidades como forma de deslocamento e todos os seus benefício. O evento é promovido na Capital pela administração municipal em parceria com a Amobici (Associação Mobilidade por Bicicleta e Modos Sustentáveis), a Caminhada Jane Jacobs Floripa.

Programação:
Domingo (04/08) – 10h às 11h30min

Abertura da Semana do Caminhar 2019 com Travessia da Ponte Pedro Ivo

Caminhada saindo do Parque de Coqueiros, passando pela Ponte Pedro Ivo até a cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz.

Segunda-feira (05/08) – 13h30min às 14h30min

+ Pedestres na prática: Diagnóstico

Atividade inicia na Rua Altamiro Guimarães, em frente ao Shopping Beiramar. O intuito é realizar visita às ruas Maestro Tullo Cavallazi e Travessa Stodieck, no centro da cidade, para avaliação dos espaços de circulação.

Segunda-feira (05/08) – 19h às 20 horas

Caminhada Fotográfica Noturna

Caminhada conduzida pelo fotógrafo esportivo Vinícius Leyser da Rosa, com saída do Parque da Luz em direção à Avenida Hercílio Luz, com o tema Calçadas de Florianópolis: Arte, mobilidade, ativismo urbano, patrimônio e cidadania.

Terça-feira (06/08) – 12h às 13h30min

Caminhada turística no Centro Histórico

Com saída prevista da escadaria da Catedral Metropolitana de Florianópolis, ao longo do trajeto o guia curiosidades arquitetônicas e de comportamento social.

Quarta-feira 07/08 – 09h30min às 11h

Sessão de Cinema

A atividade deve ocorrer no Centro de Desportos UFSC, no Campus Trindade, Av. César Seara. Haverá exposição de filme e debate sobre pedestres e mobilidade ativa

Quarta-feira (07/08) – 19h às 21h30min

Cidade para as pessoas

Apresentação de projetos e programas da Prefeitura Municipal de Florianópolis relacionados ao caminhar, como o Ponte Viva e o Calçada Certa. Evento ocorrerá no auditório da Fecomércio, na rua Felipe Schmidt, 785, centro

Quinta-feira (08/08) – à partir das 20h

Um brinde ao pedestre

Encontro para celebrar a pé o Dia Mundial do Pedestre nos bares da Rua Victor Meirelles.

Sexta-feira (09/08) – 10h30min às 11h30min

Caminhada às margens dos córregos da Cidade Universitária

Com início previsto no Centro de Desportos e Saúde UFSC, a atividade promete uma caminhada de exploração às margens dos córregos situados dentro da Cidade Universitária, para analisar problemáticas e elaborar sugestões para requalificação do espaço público.

Sexta-feira 09/08 – 13h30min às 18h30min

Roda De Conversa Sobre Caminhabilidade

Debate ocorrerá na Câmara Municipal de Florianópolis, na Rua Anita Garibaldi, 35 e será promovido junto a Frente parlamentar de Mobilidade Urbana.

Sábado 10/08 – 09 h ás 10 horas

+ Pedestres na prática

Retorno às ruas Maestro Tullo Cavallazi e Travessa Stodieck no centro da cidade para avaliação do ganho de espaço de circulação para as pessoas.

Sábado 10/08 – 10 às 12 horas

Nos Passos do Senhor dos Passos

Para marcar o encerramento da Semana do Caminhar o trajeto o terá foco na história urbana de Florianópolis seguindo o percurso da procissão de Nosso Senhor dos Passos, um dos mais antigos registros de percurso realizado a pé na cidade. O percurso, conduzido pelo Laboratório Cidade e Sociedade/UFSC e Caminhada Jane Jacobs Floripa, sairá da Catedral Metropolitana e seguirá por ruas do centro da cidade até o Hospital de Caridade.

(NSC, 29/07/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *