Estado faz novo contrato com empresa supervisora das obras da ponte Hercílio Luz
26/07/2019
Operação Asfaltaço prevê 80 km em ciclovias, ciclofaixas ou ciclorrotas
26/07/2019

Câmeras e sensores instalados nas pontes garantem segurança e informações para o trânsito

Ninguém mais passa despercebido ao entrar ou sair da Ilha de Santa Catarina. Câmeras e sensores estão instalados na entrada e na saída das pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Machado Salles, com objetivo de garantir segurança e organização para o trânsito da Capital. É a tecnologia à serviço da Prefeitura de Florianópolis e de órgãos de segurança, como Polícia Militar e Guarda Municipal.

Instalados nas cabeceiras das pontes, os sensores estão em funcionamento desde o mês de junho para realizar a contagem de veículos que trafegam pelas pontes. Em média, 89 mil veículos entram na Ilha todos os dias, mas o maior pico de movimento registrado pelos equipamentos apontou a passagem de 106 mil veículos no último dia 26 de junho.

De acordo com o secretário municipal de Transportes e Mobilidade, Michel Mitmann, o equipamento possibilita uma contagem de veículos em tempo real, mais eficiente e mais barata do que se fosse feito por um pesquisador. “Eu consigo ter um espectro do volume de veículo que trafegam por cada faixa”, ressalta.

Mittmann destaca ainda que o trabalho executado pelos sensores está dentro do conceito de Living Lab, iniciativa da Rede de Inovação de Florianópolis que busca soluções tecnológicas para a cidade. O conceito permite que empresas de tecnologia selecionadas implantem produtos com o objetivo de testá-las e validá-las, como um laboratório, junto aos potenciais clientes e usuários.

Os sensores das pontes foram instalados por uma empresa do Espírito Santo e funcionam com uma bateria que tem duração de cinco anos. O valor de cada aparelho é R$ 650. Se der certo, a prefeitura pretende licitar o serviço e instalar em outros pontos da cidade. “Os sensores possibilitam uma pesquisa com um refinamento de dados para que possamos estruturar melhor o trânsito da cidade”, salienta.

Uma das situações que já foi possível verificar é o direcionamento dos veículos após a entrada na Ilha. “Imaginávamos que os veículos fossem mais em direção à avenida Beira Mar Norte do que para o Túnel Antonieta Barros (Sul da Ilha), mas o movimento é quase igual”, relata Mittmann. A informação, por exemplo, serve para avaliar a necessidade de reconfiguração da alça de saída da ponte com uma terceira faixa.

Os sensores estão em fase de testes, mas a secretaria municipal de Transportes e Mobilidade estuda a possibilidade de implantação do equipamento nas principais vias da cidade para obtenção de dados que possam ajudar na mobilidade da cidade. “Isso pode oferecer uma amostragem do trânsito global, fundamental para o planejamento do plano de mobilidade”, completa Mittmann.

(Leia matéria completa em ND, 26/07/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *