Prefeito vai mostrar principais pontos do projeto do Parque Urbano e Marina Beira-mar Norte para o setor náutico
18/06/2019
Roda de conversa sobre o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
19/06/2019

Ruas do entorno da Praça XV de Novembro, no Centro de Florianópolis, serão fechadas para o Corpus Christi

Na próxima quinta-feira, dia 20 de junho, os católicos comemoram o Corpus Christi, quando, tradicionalmente, são confeccionados tapetes feitos de flores, serragens e outros materiais nas ruas da cidade. Em Florianópolis, as vias do entorno da Praça XV de Novembro e do calçadão, no Centro, serão fechadas a partir das 7h.

Todas as 71 paróquias da Arquidiocese de Florianópolis comemoram com missa e procissão o Corpus Christi. Na Catedral Metropolitana, no Centro, os trabalhos começam com o encontro das equipes que confeccionam os tapetes às 8h. Antes disso, às 7h, as ruas Praça XV de Novembro, Tenente Silveira, e as vias do calçadão Conselheiro Mafra e Deodoro, terão acesso fechado para os trabalhos dos religiosos.

A missa com a procissão tem início às 15h, com o Arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck. Neste ano, a igreja católica estará arrecadando donativos como alimentos, produtos de higiene e de limpeza, que serão doados para o Asilo Irmão Joaquim e Pastoral do Migrante. Qualquer pessoa pode participar.

Arte e religião
A artista plástica Beatriz Wolf Harger Silveira confeccionou 50 metros de pintura em lona, a partir de observações que ela tem feito da solenidade, de outros anos, para a confecção dos tapetes e procissão deste ano.

Entenda
A festa de Corpus Christi é sempre realizada na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. Também em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste Sacramento.

A procissão pelas vias públicas atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao bispo diocesano que a providencie onde for possível, como forma de “testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia”.

(NSC, 17/06/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *