Camilo Martins vai conversar com vereadores sobre transporte metropolitano
07/06/2019
CDL de Florianópolis pede seriedade no parecer do projeto Parque Urbano e Marina Beira-Mar Norte
07/06/2019

Projeto de lei regulamenta patinetes elétricos em Florianópolis

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 06/06/2019)

Tramita na Câmara de Vereadores um projeto de lei que regulamenta o compartilhamento de bicicletas, patinetes elétricos e similares em Florianópolis. A proposta do vereador Maikon Costa (PSDB) avança em relação ao decreto baixado no final de março pelo prefeito Gean Loureiro (sem partido).

Estabelece regras de funcionamento e prevê punições às empresas, como notificações, multas, suspensão temporária das atividades e descredenciamento em caso de descumprimento. “Nosso objetivo é criar pequenas regulamentações que ajudem na gestão desse modal na cidade”, afirma Maikon.

Presidente da Frente Parlamentar de Desenvolvimento Econômico, que discutiu o assunto ontem, o vereador Miltinho Barcelos (DEM) disse que as entidades empresariais apoiam a iniciativa e aprovam o texto proposto, mas entendem também que o assunto deve ser mais discutido “para que garanta mais segurança à população e, ao mesmo tempo, não crie burocracia nem para os usuários nem para as empresas prestadoras do serviço”.

Como o decreto em vigor não prevê a possibilidade de notificações aos usuários – a aplicação de multas, por exemplo -, os guardas municipais têm se limitado a orientar os envolvidos em ocorrências ou flagrados fazendo uso indevido dos patinetes elétricos.

O trabalho tem sido de esclarecimento para que haja mudança de comportamento. Transitar na contramão ou em cima das calçadas estão entre as infrações mais comuns, diz o comandante da GM, Ivan Couto.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *