Após conclusão da calibragem, sincronia dos semáforos entra em funcionamento em Florianópolis
24/06/2019
Projeto prevê biografias de homenageados em placas de ruas de Florianópolis
24/06/2019

Ponte Hercílio Luz: Prefeitura lança licitação da primeira etapa do Projeto Ponte Viva

Prometida para ser entregue em 30 de dezembro deste ano, a Ponte Hercílio Luz ganhará uma reestruturação no seu entorno. A primeira parte do projeto Ponte Viva deve ser apresentada para licitação nos próximos dias e irá adaptar as duas saídas da ponte com uma grande estrutura para pedestres, ciclistas e transporte coletivo. Depois de entregue, o executivo municipal espera ainda outras quatro etapas de melhorias.

Somente nesta etapa a secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana da Capital espera um gasto de R$ 4 milhões. De acordo com o secretário da pasta, Michel Mittmann, o valor engloba melhorias na pavimentação, iluminação, reorganização do trânsito, construção de ciclovias e espaço para passeio turístico.

“Essa primeira parte é um início de um grande trabalho. E a ideia é humanizar o espaço que hoje nós não temos. Além disso, vamos começar a melhorar a mobilidade da cidade e dar prioridade para o transporte coletivo”, disse.

Na ilha, o Parque da Luz terá uma ciclovia ao redor, maiores faixas e uma nova estrutura de trânsito. Já no continente, além da construção de equipamentos turísticos a prefeitura irá remodelar e restaurar o viaduto Presidente John Kennedy, localizado no bairro Estreito. No local, a pista será elevada, receberá manutenção e haverá ampliação da extensão para dar espaço à ciclovia. Segundo Mittmann, é no continente que haverá mais gastos, já que o fluxo do transporte coletivo de quem sairá da ilha será, no futuro, concentrado na região.

Com previsão de 30 dias para escolha da empresa a partir da abertura da licitação, o governo municipal espera entregar a obra no dia 30 de dezembro -, mesma data em que a ponte será aberta para visitação. No entanto, as 16 linhas de ônibus previstas para passarem pela ponte irão demorar mais tempo para circular no local. Isso porque, ônibus que sairão do TICEN (Terminal de Integração do Centro) devem passar por uma reorganização de trajeto e horários. Ainda, para o secretário de mobilidade a expectativa de um grande número de pedestres também faz com que a prefeitura adie a passagem de transporte no local nos primeiros meses de 2020.

“Mesmo a gente terminando a obra nos últimos dias do ano, ônibus não vão poder passar por ali. Temos que fazer um estudo detalhado dos coletivos, e a quantidade de turistas e o grande número de pessoas que vão querer passear de bicicleta no verão vão fazer com que a ponte fique cheia de pessoas. Mas a gente já vai começar a estudar a questão do transporte, pois é essa a nossa prioridade agora”, declarou.

(Confira matéria completa em ND, 24/06/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *