Reparo em cobertura retrátil do Mercado Público ainda não tem prazo para ocorrer
25/06/2019
Órgãos discutem alternativas de trânsito para melhorar o acesso à ilha de SC
26/06/2019
Lançamento do RAPI 2018

Sociedade e poder público tem agora dados para embasar políticas públicas para um crescimento sustentável de Florianópolis, nas áreas fiscal, urbana e ambiental.

Faça o download do Relatório de Progresso de Indicadores 2018

Lançamento do Relatório de Análise de Indicadores de Florianópolis 2018Foi lançado na manhã desta terça (25/06) o Relatório de Progresso de Indicadores (RAPI 2018), na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Florianópolis). O relatório é o resultado do trabalho da Rede Ver a Cidade, coordenada pela Associação FloripAmanhã. “Com os indicadores é possível saber o que está dando certo em termos de políticas públicas. Mais que isso, será possível fazer políticas baseadas na realidade e nas necessidades da cidade”, diz a presidente da FloripAmanhã, Anita Pires.

O RAPI 2018 é um conjunto completo de 158 indicadores, divididos em 30 temas, 12 pilares e em três dimensões: ambiental, urbana e fiscal. O Coordenador do Observatório da Sustentabilidade e Governança e professor da UFSC, Hans Michael van Bellen, apresentou os indicadores. A ideia, de acordo com ele, é discutir os dados junto com a sociedade e depois levar ao poder público aquilo que a população deseja. “Para cuidar é preciso olhar para a cidade, por isso os indicadores são importantes”, esclarece Hans.

Durante a apresentação foram mostrados os índices que pioraram como o esgotamento sanitário e drenagem, energia e a dívida. Também foram mostrados os índices que melhoraram desde que foram iniciadas as coletas de dados em 2016. Houve melhora nos indicadores de vulnerabilidade frente a desastres naturais no contexto da mudança climática, desigualdade urbana, conectividade, educação, saúde e gestão pública participativa, entre outros.

O Relatório Anual de Progresso dos Indicadores é resultado de um processo de coleta e análise de indicadores de sustentabilidade urbana, que iniciou em abril de 2018 e levou cerca de sete meses para ser concluído. O RAPI é o mais completo documento com indicadores de Florianópolis que apresentam a situação atual de Florianópolis e pode indicar quais políticas públicas estão dando certo ou não. De acordo com Hans daqui há algum tempo será possível comparar os indicadores de Florianópolis com as demais cidades brasileiras e latino americanas que trabalham a mesma metodologia da Rede.

O encontro para apresentação dos indicadores foi promovido em parceria com a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert).

Sobre a Rede Ver a Cidade

A Rede Ver a Cidade (Rede de Monitoramento Cidadão) traz uma nova cultura de se olhar a cidade e identificar a situação de Florianópolis sob diversos aspectos. Ela é uma organização, independente e apartidária, criada com o objetivo de acompanhar, de forma técnica e imparcial, o desempenho da cidade em questões que impactam sua sustentabilidade e a qualidade de vida de seus cidadãos.

A Rede fazia parte de um programa do Banco Interamericano de Desenvolvimento e da Caixa Econômica Federal, mas estas entidades descontinuaram o Programa no final de 2018. Desde então ele é tocado por um grupo de entidades voluntariamente. Na composição da Comissão Executiva da Rede Ver a Cidade de Florianópolis estão a associação FloripAmanhã (Presidência), a Universidade Federal de Santa Catarina (Vice-Presidência Técnica) e a RIC TV Record (Vice-Presidência Administrativa). A Rede também possui Grupos Estratégicos: o GE de Monitoramento é coordenado pelo Observatório Social de Florianópolis, o de Competitividade, pela FIESC, GE de Inteligência pela UFSC, e Comunicação pela RIC TV Record.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *