Enfim, a revitalização
12/06/2019
Falta de licença ambiental trava obras do Parque Linear dos Ingleses
12/06/2019

ICMBio e IBAMA combatem pesca ilegal em SC

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul (Cepsul) e o Ibama, instituíram a Rede de Informações e Ações para a Redução da Pesca Ilegal (RRPI) em Santa Catarina. O objetivo é integrar a fiscalização ambiental a medidas de sensibilização, educação, pesquisa e monitoramento em diferentes níveis de governo, com participação da sociedade civil.

Diagnóstico realizado em fevereiro de 2019 apurou capacidades estruturais e de atuação na unidade do Ibama em Itajaí, no Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave – ICMBio), no Projeto Tamar (ICMBio), no Cepsul, no Projeto de Monitoramento de Praias (PMP) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), no Instituto Anjos do Mar, na Reserva Biológica Arvoredo (ICMBio) e no Projeto Albatroz. A partir das informações reunidas, foi iniciado em 28 de maio processo de articulação junto às fundações de meio ambiente de municípios do litoral norte de Santa Catarina que resultou na elaboração de um planejamento estratégico que envolve 7 municípios e diversas instituições ambientais.

“Ações integradas de pesquisa, monitoramento, sensibilização e fiscalização ambiental são fundamentais, levando em conta a necessidade de otimização de recursos de cada instituição e, principalmente, considerando a importância da adequação de ações em cada município, de acordo com suas realidades e capacidades de governança”, afirma Roberta Aguiar dos Santos, coordenadora do Cepsul.

De acordo com o chefe da Unidade Técnica do Ibama em Itajaí (SC), Jefferson Amaro, a Rede busca agora ampliar o número de municípios participantes.

(ICMBio, 11/06/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *