Cúpula Mundial das Cidades do Conhecimento, apoiada pela Udesc, recebe trabalhos até dia 20
07/06/2019
Inscrições do Prêmio IMA de Educação Ambiental encerram em 30 dias
07/06/2019

HU-UFSC distribui canecas reutilizáveis para reduzir o uso de copos plásticos

A Comissão de Gestão de Resíduos em Serviços de Saúde do Hospital da Universidade Federal de Santa Catarina Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC), vinculado à rede Ebserh, iniciou na quarta-feira, 5 de junho, Dia do Meio Ambiente, a distribuição de 2 mil canecas de fibra de coco com a meta de reduzir drasticamente a utilização de copos de plásticos. As canecas serão distribuídas somente aos trabalhadores do Hospital.

De acordo com a presidente da Comissão e chefe do Setor de Hotelaria Hospitalar do HU, Mara Sérgia Pacheco Honório Coelho, o resultado foi surpreendente. “Foram mais de 400 canecas somente na parte da manhã no primeiro dia de distribuição. As pessoas estão elogiando a iniciativa e falando para os colegas”.

Mara Sérgia explicou que, após a campanha, não serão mais distribuídos copos de plásticos para as áreas administrativas. As áreas assistenciais vão continuar recebendo estes copos, porém em número reduzido.

“As canecas têm um espaço para o trabalhador colocar o seu nome e devem ficar no local de trabalho para que possam ser usadas e reutilizadas permanentemente”, disse a chefe da Comissão. Segundo ela, para se ter uma ideia do impacto, no ano passado foram utilizados 1,4 milhão de copos plásticos descartáveis, equivalente a um total de R$ 29 mil.

Ainda segundo dados divulgados pela Comissão, um copo plástico chega a durar 200 anos no meio ambiente, sendo que são gastos de meio litro a três litros para a produção de uma única unidade deste produto.

Além da campanha “copo zero”, a Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar, com os setores de Hotelaria Hospitalar, Infraestrutura e Suprimentos, estão desenvolvendo outras ações para preservação do meio ambiente, como ações de conscientização para segregação correta dos resíduos, uso racional de materiais, eficiência energética e redução do uso de água.

A distribuição das canecas começou no dia 5 e prossegue até 7 de junho, no hall do HU, durante os três turnos – matutino, vespertino e noturno  para todos os trabalhadores do Regime Jurídico Único (RJU), Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu), além dos residentes. Para receber a caneca, o interessado deve apresentar crachá e assinar o protocolo. É necessário que o interessado seja do quadro de pessoas que trabalham no HU.

MAIS

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais ligados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

(UFSC, 06/06/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *