Faltou planejamento na obra da terceira pista da Via Expressa em Florianópolis
27/06/2019
Senado aprova regras para produção e venda de queijos artesanais
27/06/2019

Florianópolis sedia primeiro projeto-piloto nacional de telefonia 5G

Da Coluna de Estela Benetti (NSC, 26/06/2019)

A Capital catarinense foi escolhida para estrear os testes da tecnologia 5G no Brasil sobre uma rede real. O projeto é uma parceria entre a operadora de celular TIM e a Fundação Certi. A novidade foi anunciada e demonstrada para a imprensa nacional na manhã desta terça-feira pelo diretor de Tecnologia da Tim Brasil, Marco Di Constanz, e pelo Superintendente de Negócios, Tecnologia e Inovação da Fundação Certi, Laercio Silva. O projeto da Capital de SC é com a solução da chinesa Huawai.

Inicialmente, os testes estão sendo feitos pela Certi para aplicações em indústria 4.0, redes de energia, saúde e agricultura. Quem quer conhecer de perto a velocidade maior do 5G pode visitar tenda montada atrás do Centro de Eventos da UFSC, onde a empresa e a instituição mostram aplicação para baixar um vídeo, em sistema de imagens virtuais em áreas urbanas e uso em celular. A visitação é em horário comercial, das 9h às 18h.

Segundo Marco Di Constanzo, o 5G estará disponível para o mercado em 2021, o custo ao consumidor ficará igual ou próximo ao atual que é 4G. Os usuários terão que usar smartphones compatíveis, produtos que ainda não estão no mercado brasileiro. É claro, a nova tecnologia vai se comunicar com as demais soluções de telefonia no mercado.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *