Legislação pioneira no Brasil garante segurança jurídica para empreendedores em SC
27/06/2019
Florianópolis lidera ranking da ESPM sobre cidades criativas
27/06/2019

Entrevista: “Com informação a gestão pública pode ser bem melhor”, diz professor

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 26/06/2019)

Coordenador do Observatório da Sustentabilidade e Governança, o professor da UFSC Hans Michael van Bellen apresentou nesta terça-feira (25) o relatório com 132 indicadores sobre Florianópolis, resultado do trabalho da Rede Ver a Cidade, coordenada pela Associação FloripAmanhã.

Faça o download do Relatório de Progresso de Indicadores 2018

Nesta entrevista à coluna, Hans fala sobre como o levantamento pode ajudar na formulação de políticas públicas para a cidade.

O senhor fala que não se faz gestão pública sem informação. A sistematização dos dados é o mais importante nesse trabalho de coletar e monitorar indicadores?
Sim, com informação sobre a realidade das cidades, a gestão pública pode ser bem melhor. Temos informações disponíveis, mas precisamos de mais.

O poder público de modo geral, de todos os níveis, tem tido essa preocupação de sistematizar as informações antes da implantação de políticas públicas?
Em algumas áreas sim, outras não. Na média, a gente usa bem pouca informação, temos muito que avançar nesse sentido. O plano, que vai definir o que será feito com base em onde se quer chegar, é produto de um processo de planejamento. Exige monitoramento sobre o que está sendo feito e o que falta. Muitas vezes o que a gente vê em termos de avaliação e monitoramento é mais no sentido de legitimar o que está sendo feito do que verificar se o que está sendo feito é o melhor para o que você pretendia. Isso é meio comum na gestão pública.

Quais cidades e países podem nos inspirar?
Tem vários casos lá fora bem interessantes. Mas precisamos ter a ideia da cidade quer no futuro e monitorar o processo. A metodologia que levou aos indicadores da Rede tem uma visão de cidade do futuro: uma cidade de porte médio, com uma dinâmica populacional problemática (no sentido de que cresce muito rápido), mas que pelo nível de conhecimento (escolaridade alta) poderia reorientar esse processo de desenvolvimento numa perspectiva de uma cidade bem equilibrada e crescer com responsabilidade e sustentabilidade. Barcelona (Espanha) é um exemplo. Na Alemanha tem Hamburgo. O mais próximo da gente seria Medellín, na Colômbia, que passou por uma revolução nos últimos 20 anos.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *