Auditor fiscal diz que megaoperação visa combater mercadorias ilegais
17/06/2019
Maratona internacional reúne mais de 15 mil atletas em Florianópolis
17/06/2019

Calçadas em trechos da avenida Mauro Ramos não são seguras para os pedestres

Da Coluna de Marcos Cardoso (ND, 17/06/2019)

Na avenida Mauro Ramos, uma das mais movimentadas ligações viárias entre as baías Norte e Sul da Ilha de Santa Catarina, há dois trechos bem críticos para o pedestre por causa do perigo iminente ao qual é “empurrado”.

Entre as ruas Monsenhor Topp e Crispim Mira e logo em seguida entre as ruas José Boiteux e Professor Anacleto Damiani, as pessoas são obrigadas a se espremer ou passar uma por vez para não andarem sobre o asfalto, o que também é não é raro.

O motivo é um dos mais comuns em Florianópolis, a capital-problema no quesito mobilidade urbana: carros estacionados sobre a calçada.

Mesmo que em alguns locais não seja proibido parar o veículo, é um desrespeito com quem anda a pé e uma afronta à sua segurança, pois a calçada não tem largura ideal para comportar ambos. Se o automóvel é de modelo grande, chega a ser uma cretinice.

O advogado Dauth Emmendörfer, acostumado a pedalar pela cidade, confirma serem estes trechos perigosos, principalmente quando chove, pois o piso fica escorregadio e a inclinação do meio-fio é um convite para cair na via. E quem passa de bicicleta, literalmente acaba na vala, já que não há chão restrito aos ciclistas.

Ele acrescenta também o “filete” que é o passeio junto a um imóvel tombado próximo ao Banco Redondo, onde mal se cruzam duas pessoas e que poderia ser resguardado por cavaletes. E vislumbra um ciclovia arborizada no lugar do canteiro central, o que poderia constar no projeto da atual revitalização da avenida.

Alguma coisa precisa ser feita, e os comerciantes e motoristas entenderem sobre prioridades.

 

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *