Análises preliminares indicam que URA Beira-Mar está reduzindo poluição da Baía Norte
07/05/2019
Udesc lança cartilha lixo zero para estimular sustentabilidade nas instituições
07/05/2019

Udesc promove atividades culturais gratuitas neste sábado em Florianópolis

O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promove neste sábado, 11, uma série de atividades artísticas e culturais gratuitas para adultos e crianças, das 12h às 20h, no campus do Itacorubi em Florianópolis.

O projeto “Ceart Aberto à Comunidade” ocorre pela sétima vez neste formato, oferecendo à comunidade oficinas, apresentações de música e teatro, exposições, feiras, roda de conversa e espaço de jogos e brincadeiras para crianças de 5 a 13 anos.

Para esta edição estão previstas as oficinas “Culinária Sabor, Saber e Saúde”, que abordará na prática o uso de plantas alimentícias não convencionais (Pancs) na gastronomia; “Corpo Som”, que propõe confluências entre o estudo da coordenação motora e a investigação musical e “Oficina de latas e batucada feminista, proposta por participantes do movimento Marcha Mundial de Mulheres.

Outras duas oficinas são apropriadas para crianças – uma delas é de desenho para animação e terá como tema “animação no fundo do mar”; a outra é sobre tipografia em carimbos. Para as crianças de 5 a 13 anos também haverá um espaço específico com jogos, oficinas e brincadeiras que exploram arte e criatividade.

Entre as apresentações artísticas, a apresentação musical “Piano Autoral” – recital de piano com composições de músicos da comunidade; e os espetáculos teatrais “Guerreiras Donzelas” – que narra por meio de dança, canto, música, artes marciais e teatro de animação a jornada da francesa Joana d’Arc e a chinesa Hua Mulan; e “Ogroleto”, peça que dialoga com questões contemporâneas do mundo das crianças e adultos possibilitando novas discussões acerca da cultura da infância, sua subjetividade, estética e poética.

Também está prevista a intervenção “Tum: Música é a resposta”, um espaço para improvisação de músicos iniciantes e profissionais e também de exposição de alguns instrumentos, onde o público poderá conhecer, experimentar e tocar; e um bate-papo sobre o case Tum Sound Festival, realizado em 2018 em Florianópolis.

Integram ainda a programação a exposição de cerâmica “Um toque de fogo”, de Marina Takase, e as feiras de artes, moda, artesanato, gastronomia e produtos orgânicos. Nesta edição estará presente também a FLAU – Feira Livre de Arte Universitária, com momento para sarau.

Confira o cartaz com a programação completa e acesse na página do projeto a descrição detalhada de cada atividade. Mais informações pelo e-mail ceartaberto@gmail.com.

>> Programação <<

 

> Oficinas

 

  • Oficina de culinária “Sabor, Saber e Saúde – Uso das plantas alimentícias não convencionais (Pancs) na Gastronomia” | 14h às 16h

Sinopse: Visa difundir conhecimento sobre cozimento, preparo de refeição e degustação, utilizando alimentos vegetais alternativos.
Público-alvo: Comunidade em geral
Vagas: 15. Inscrições no local a partir de 1h antes do início da atividade
Local: Copa da Udesc Ceart
Ministrante: Angela Rosária Barbosa de Assis

  • Oficina “Corpo Som” | 14h às 17h30

Sinopse: Esta prática propõe confluências entre o estudo da coordenação motora e a investigação musical. A vivência inicia com o reconhecimento e ampliação da percepção corporal, caminha para o estudo da voz e finaliza-se com experimentações de composições sonoras com objetos (sacolas, bolas, bastões, instrumentos musicais). Indicado para estudantes de artes visuais, música, canto, teatro, dançarinos e a comunidade em geral. Não é necessário ter conhecimento musical prévio, mas recomenda-se aos que tocam, que tragam seus instrumentos musicais.
Público-alvo: Cantores, músicos instrumentistas, bailarinos, atores, comunidade em geral
Vagas: 20. Inscrições no local a partir de 1h antes do início da atividade
Local: Sala Dança 1 – Departamento de Artes Cênicas (DAC) da Udesc Ceart
Ministrante: Elisa Schmidt, bailarina e estudante de canto e de flauta

  • Oficina de Latas – Marcha mundial de Mulheres | 14h às 18h

Sinopse: A Marcha Mundial de Mulheres utiliza latas de tintas para se fazer notar nos atos em defesa dos direitos das mulheres. A oficina consiste em decorar e preparar latas de tinta e baquetas enquanto se conta um pouco do que é a MMM. Após a confecção é feita uma batucada com as participantes.
Público-alvo: Mulheres
Vagas: 20. Inscrições no local a partir de 1h antes do início da atividade
Local: Sala de Cenografia – Departamento de Artes Cênicas (DAC) da Udesc Ceart
Ministrantes: Tathiana Zimmermann, Luciana Geroleti, Marlete Oliveira e Cristiane Larsen

  • Oficina Laboratório de Desenho | 14h30 às 15h30

Sinopse: Nesta oficina a proposta é trabalhar com o desenho para a animação com crianças, explorando a atividade do desenhar como comunicação, percepção, ação e invenção. O tema da atividade será “animação no fundo do mar”. A ação faz parte das ações do programa de extensão “Entre Livros, Tipos e Desenho: interlocuções da cultura gráfica”.
Público-alvo: Crianças de 6 a 11 anos
Vagas: 20. Inscrições no local a partir de 1h antes do início da atividade
Local: Sala Teatro-Educação – Departamento de Artes Cênicas (DAC) da Udesc Ceart
Ministrante: Maria Eduarda Marcelino, aluna da 2ª fase do curso de Design e bolsista do programa de extensão

  • Oficina “Tipografia em carimbos e a composição da página tipográfica” | 15h30 às 16h30

Sinopse: A oficina é promovida pelo programa de extensão “Entre Livros, Tipos e Desenho: interlocuções da cultura gráfica”, que tem como objetivo geral promover atividades interdisciplinares que integrem a universidade à comunidade a partir de ações que envolvam os livros, a tipografia e o desenho como expressão cultural, comunicacional e artística no cenário catarinense.
Público-alvo: Crianças de 6 a 11 anos
Vagas: 20. Inscrições no local a partir de 1h antes do início da atividade
Local: Sala Teatro-Educação – Departamento de Artes Cênicas (DAC) da Udesc Ceart
Ministrante: Letícia Schuelter de Lima, aluna do curso de Design da Udesc

> Apresentações artísticas

 

  •  Intervenção musical “Tum: Música é a Resposta” | 12h às 17h

Sinopse: Com equipe Tum Sound Festival. Espaço para improvisação de músicos iniciantes e profissionais e também de exposição de alguns instrumentos, onde o público poderá conhecer, experimentar e tocar, promovendo o conhecimento, a integração e o despertar da música.
Local: Deck da Udesc Ceart

  • Intervenção sonora “Ponto de Escuta com programa de extensão Radiofonias” | 15h às 17h

Sinopse: Ponto de Escuta, um espaço para escuta dos programas de arte sonora, música experimental, poesia e paisagem sonora, radioarte, radioteatro e experimentações sonoro-vocais veiculadas no programa de rádio Radiofonias, que vai ao ar semanalmente na Rádio Udesc Florianópolis (100.1).
Radiofonias é um programa de extensão da Udesc Ceart que se propõe enquanto espaço de veiculação de invenções sobre voz, arte sonora, música experimental, silêncios incidentais e proposições sonoras para escutas expandidas.
Público-alvo: Livre.
Local: Sala de Leitura/Sala de Escuta – Departamento de Artes Visuais da Udesc Ceart

  • Piano Autoral | 16h

Sinopse: Aberto à participação de pianistas da comunidade, o Piano Autoral é um recital que incentiva o compartilhamento de composições ao piano, com espaço para uma troca de ideias sobre as criações de cada um.
Local: Auditório do Departamento de Música (DMU) da Udesc Ceart
Coordenação: Felipe Paupitz Schlichting

  • Espetáculo teatral “Guerreiras Donzelas” | 16h30

Sinopse: Guerreiras Donzelas tece em sua trama os fios das histórias de duas guerreiras: a francesa Joana d’Arc e a chinesa Hua Mulan. A peça narra por meio de dança, canto, música pentatônica, artes marciais e teatro de animação a jornada heroica desses mitos de libertação feminina. A música ao vivo recria a estética do teatro oriental mesclando-a à narrativa ocidental. Estes ingredientes cativam a atenção da audiência infanto-juvenil e envolvem emocionalmente o público adulto.
Por: Grupo Mulheres em Cena
Ficha técnica: Direção de Brígida Miranda | Dramaturgia e concepção: Jussyanne Emidio e Luane Pedroso | Direção Musical: Massashi Murahara | Elenco: Jussyanne Emidio, Luane Pedroso, Massashi Murahara | Coreografia: Débora Zamarioli | Design de Luz: Daiani Brum
Público-alvo: Jovens e adultos
Local: Espaço 1 (DAC) – Departamento de Artes Cênicas (DAC) da Udesc Ceart

  • Espetáculo Teatral Ogroleto | 19h

Sinopse: Uma criança que descobre que não é igual às outras. E tem que aprender aceitar e lidar com essa diferença. Com a dificuldade de adaptação, o sentimento de inadequação a frustração que envolvem este a descoberta.
Esse é o contexto de Ogroleto de Suzanne Lebeau, uma obra que dialoga com questões contemporâneas do mundo das crianças e adultos possibilitando novas discussões acerca da cultura da infância, sua subjetividade, estética e poética.
Por: Grupo Teatral Pavilhão da Magnólia
Público-alvo: livre
Local: Hall do bloco amarelo (BAM) – Udesc Ceart

> Roda de conversa

 

  • Bate-Papo sobre o Case Tum Sound Festival | 13h30 às 16h

Com Ivanna Tolotti
Local: Auditório do bloco amarelo BAM – Udesc Ceart

> Exposições

 

  • Exposição “Um Toque de Fogo” | 13h às 19h

Exposição de Marina Takase. Curadoria de Rosana Bortolin
Local: Hall da Reitoria da Udesc.
*Ação educativa sobre a exposição às 15h30 com Fernanda Soares

> Feiras

 

  • Feira Gastronômica | 12h às 17h30

Gastronomia artesanal para todos os gostos
Local: Deck da Udesc Ceart

  • Feira de Artes, Moda e Artesanato | 12h às 17h30

Alunos, ex-alunos e comunidade expondo produtos e arte, moda e artesanato.
Local: Deck da Udesc Ceart e Hall do Bloco Amarelo (BAM)

  • FLAU | 12h às 17h30

Feira Livre de Arte Universitária e sarau
Local: teatro de Arena – Udesc Ceart

  • Feira de Produtos Orgânicos | 12h às 17h30

Mini feira de produtos orgânicos da agricultura familiar catarinense.
Local: Deck da Udesc Ceart

> Espaço Criança | 13h30 às 16h

Sinopse: Jogos, contação de histórias e muita arte e criatividade para crianças dos 5 aos 13 anos
Público-alvo: Crianças dos 5 aos 13 anos (menores de 5 anos só podem participar acompanhados dos pais ou responsável)
Local: Entrada da Udesc Ceart
Coordenação: Programa de Extensão Life – Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (Udesc Ceart)

> Disponibilização de salas para estudos e ensaios | 13h às 18h

Para estudantes e comunidade externa. Verificar salas disponíveis no dia do evento, no setor de protocolo-recepção da Udesc Ceart. A utilização de laboratórios é condicionada à presença de técnico específico. Para verificar a disponibilidade dos laboratórios, é necessário enviar previamente e-mail para ceartaberto@gmail.com. Esta solicitação será priorizada para a utilização dos laboratórios por grupos (não solicitações individuais).

(UDESC, 06/05/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *