Udesc promove atividades culturais gratuitas neste sábado em Florianópolis
07/05/2019
Tecnologia será aliada ao novo programa de segurança de Florianópolis
07/05/2019

Udesc lança cartilha lixo zero para estimular sustentabilidade nas instituições

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do projeto Udesc Lixo Zero, lançou uma cartilha digital para estimular a sustentabilidade nas instituições, com ações como a redução e o descarte ambientalmente correto do lixo produzido. Confira a cartilha.

Criada para apresentar o projeto de forma didática e simples, a publicação foi elaborada pelo Laboratório de Design (LabDesign), do Centro de Artes (Ceart), com orientação da Comissão Udesc Lixo Zero.

Entre as informações, a cartilha destaca que ambientes de trabalho como escritórios são fáceis de serem transformados em lixo zero, com três medidas: a eliminação do uso de copos plásticos descartáveis; a substituição de lixeiras individuais, que misturam diferentes tipos de lixo, por residuários diferenciados para recicláveis, rejeitos e orgânicos; e a correta destinação dos mesmos.

A publicação também apresenta o conceito do Selo Lixo Zero, oferecido aos locais que conseguem reduzir significativamente a quantidade de resíduos produzidos com a adoção das medidas.

Udesc Sustentável

Criado em 2017, a partir do program Udesc Sustentável, o projeto visa transformar todos os campi da universidade em lixo zero.

O coordenador da iniciativa, o técnico universitário Gustavo Kogure, destaca que já houve uma grande evolução desde a implantação do projeto e que “tudo depende dos setores, que atuam de forma independente”.

“Pouco a pouco, de forma institucional, a Comissão Udesc Lixo Zero vem agregando documentos e vídeos para facilitar a implementação do programa, pelos setores, em toda a universidade”, afirma.

Parcerias

O projeto tem parceria com o Projeto de Compostagem Lages, do professor Germano Güttler, e com outras instituições públicas, como a Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e o Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc).

Em 25 de abril, a cartilha foi apresentada a servidores e à equipe de terceirizados que atua na manutenção e segurança da sede do Campus I, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis, em um evento no Plenarinho da Reitoria.

Mais informações podem ser obtidas no site do projeto.

(UDESC, 06/05/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *