Com invasões descontroladas, Florianópolis caminha para favelamento aos moldes do Rio
08/05/2019
Projeto ‘Ponte Viva’ estuda como vai funcionar o tráfego e a mobilidade na Ponte Hercílio Luz
08/05/2019

Trapiches em Florianópolis aguardam reformas para serem entregues à comunidade

A obra do trapiche da praia do Bairro João Paulo começou em setembro de 2017 e era para ter ficado pronta em julho de 2018, mas ainda serão necessários alguns meses para que o sonho dos pescadores e da comunidade se torne realidade. “Estamos há mais de 20 anos reivindicando esse trapiche”, declara o presidente da Associação dos Pescadores do João Paulo, Silvani Ferreira.

O investimento na obra do trapiche do João Paulo chega a R$ 2,6 milhões. A empreiteira abandonou a obra porque o governo federal não estava repassando o dinheiro para a prefeitura, e consequentemente, o município não tinha como pagar empreiteira.

Atualmente, mais de 100 famílias da região dependem da pesca, e 46 delas vivem exclusivamente da atividade. A estrutura com mais de 200 metros vai facilitar o dia a dia dos pescadores. “A gente não consegue chegar na praia devido a essa grande quantidade de lodo que a nossa praia tem. Na verdade esse lodo está misturado com esgoto. A gente vai lá fora, pesca um peixe maravilhoso e se não tiver cuidado entra em contato com esse lodo poluído, virando um caso de saúde pública”, explica Ferreira.

Já o trapiche da praia da Saudade, no bairro Coqueiros, na região Continental, também precisa de reparos e a reforma é esperada há anos.  Na década de 70 o local era bem movimentado, mas atualmente está abandonado. O espaço está interditado desde 2014, conforme uma recomendação do Ministério Público.

O secretário municipal do Continente Edinho Lemos informou que o projeto para a reforma já está pronto e encontra-se em análise na Caixa Econômica Federal. “A expectativa nossa é que, até o final do mês de maio, eles concluam a análise para começarmos o processo de licitação”, informou Lemos, que espera que em menos de um ano a obra esteja pronta para que os moradores possam aproveitar a estrutura novamente. A obra deve custar R$ 1,5 milhão e os recursos são oriundos do Ministério do Turismo. Confira a reportagem.

(Balanço Geral, 07/05/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *