20ª edição da Feira do Mel de Florianópolis vai oferecer diversos atrativos para o público
31/05/2019
Desperdício de alimentos chega a R$ 1 mil por família por ano, diz Embrapa
31/05/2019

MPF recorre para barrar pesca industrial da tainha

Da Coluna de Dagmara Spautz (NSC, 30/05/2019)

O Ministério Público Federal (MPF) recorreu ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre, para exigir que o governo federal suspenda a pesca industrial da tainha. A procuradoria quer que União aplique as regras do sistema de cotas, que determinam a compensação do que foi capturado em excesso na safra anterior. Os barcos industriais ultrapassaram a cota em 114%.

O recurso é do procurador regional da República Flávio Strapason, que pede que sejam suspensos os efeitos das instruções normativas, publicadas pelo Ministério da Agricultura por meio da Secretaria Nacional de Aquicultura e Pesca há duas semanas, até que a Justiça analise os argumentos e documentos trazidos aos autos pelo Ministério Público Federal ou ouça a União. O procurador argumenta que a tutela ao meio ambiente é prioridade, e entende que ao manter as regras pode-se ” levar, num só dia, à perda não apenas dos direitos fundamentais em causa, como das próprias agregações reprodutivas da tainha”.

A procuradora da República Anelise Becker, que atua diretamente nas ações que envolvem a tainha há mais de cinco anos, entende que a decisão do governo de estabelecer cotas para a frota industrial contradiz as regras e não tem embasamento técnico. Afirma, ainda, que a União subverteu o regime de cotas, acentuando o risco de extinção da espécie.

As cotas foram definidas pela Secretaria Nacional de Aquicultura e Pesca diante de pressão do setor produtivo e ambiental. Os armadores alegaram que ultrapassaram a cota porque o sistema de contagem não contabilizou a quantidade de tainhas capturadas a tempo. Eles suspenderam a captura, antes da ordem governamental, ao perceberem que já haviam ultrapassado os limites.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *