Justiça manda desocupar o casarão, casa do piloto, no campo de aviação do Campeche
11/04/2019
Faça sua doação de “Doses de Doçura” nesta páscoa
11/04/2019

Transporte coletivo da região metropolitana de Florianópolis é debatido pelo Observatório da UFSC, agência alemã GIZ e Governo do Estado

Nessa terça, 9 de abril de 2019, equipes do Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC, da Agência de Fomento Alemã GIZ e do Governo do Estado reuniram-se para tratar do transporte coletivo da região metropolitana da Grande Florianópolis. O encontro realizado na Secretaria de Estado da Casa Civil deu andamento ao trabalho de consultores da GIZ à Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf) para o projeto de reestruturação do sistema de ônibus na região metropolitana.

Consultores da GIZ trabalharam com a Suderf e o Observatório em planos de trabalho nas áreas de operação de transporte público, gestão de contratos e licitação, modelos financeiros, avaliação de riscos socioambientais e impactos climáticos. As consultorias da GIZ não geram custos ao Governo, apenas contrapartida de pessoal para o andamento da assistência técnica alemã.

O projeto de reestruturação do transporte coletivo da região metropolitana da Grande Florianópolis foi selecionado pelo programa de consultoria FELICITY (Financing Energy for Low-carbon Investment – Cities Advisory Facility) – em tradução livre, Financiando Energia para Investimentos de Baixo Carbono – Consultoria para Cidades). A partir desse aporte técnico serão aprimoradas as questões jurídicas, econômico-financeiras e tecnológicas da proposta de um sistema metropolitano de transporte, a fim de facilitar a inserção de ônibus menos poluentes na região.

O FELICITY é um programa mundial que incentiva o desenvolvimento de projetos de infraestrutura urbana de baixa emissão de carbono para que estejam aptos a receber financiamentos internacionais. É financiado pela Iniciativa Internacional de Proteção ao Clima (IKI) do Ministério Federal para o Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha (BMU) e implementado pela Agência Alemã GIZ em colaboração com o Banco Europeu de Investimento (BEI).

Informações: 
Rosália Dors Pessato
Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *