Prefeitura de Florianópolis terá novos conceitos para mobilidade urbana
05/04/2019
Foodtech Movement chega pela primeira vez a Santa Catarina
05/04/2019

Secretário de Mobilidade Urbana destaca criação de rede integrada para trânsito de Florianópolis

Em entrevista ao Bom Dia Santa Catarina desta quinta-feira (4), o novo secretário da Secretaria de Mobilidade Urbana, Michel Mittmann, falou sobre os desafios para amenizar os principais problemas no trânsito de Florianópolis. Entre as ações, ele destacou a criação de uma rede integrada, mas não mencionou prazos para a implantação das ações.

“Uma rede integrada em que os agentes da própria prefeitura conversem de forma eficaz, envolvendo operação, planejamento e obras para criar mudanças de paradigmas, ouvir a sociedade e outros entes também”, disse.

Ele tomou posse da nova fase da pasta nesta quinta. Entre as ações imediatas, o secretário propõe a valorização do sistema de transporte coletivo e dos modais alternativos, com por exemplos o compartilhamento de patinetes elétricos.

“Existe uma mudança de paradigma necessária na cidade que é como capturar viagens do carro e levar para outros modais. Isso leva tempo, mas não impede que a gente já comece a criar ações imediatas, seja com melhorias pontuais, valorização do sistema de transporte coletivo, dos modais alternativos, colocar definitivamente e perseguir a questão do transporte náutico. A cidade está inchada na questão do automóvel e não tem como a gente não renegociar isso também”, afirmou.

O secretário também falou sobre a possibilidade de criar corredores exclusivos para ônibus no contrafluxo das pontes de acesso à Ilha de Santa Catarina.

“A gente já está modelando, simulando isso e é bem provável que isso aconteça. Começaria com o transporte coletivo. Então enquanto entra na cidade o conjunto pesado de automóveis individuais, a gente tira uma faixa da outra ponte para a entrada do transporte coletivo”, explica sobre o processo de implantação.

Durante a entrevista o secretário avaliou ainda a construção do Elevado do Rio Tavares, sobre uma possível regulamentação do transporte por aplicativo, possibilidade de instalação de radares e sensores por fotografia, e municipalização das SCs.

(G1SC, 04/04/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *