Não podemos ficar esperando, diz futuro secretário de Mobilidade Urbana de Florianópolis
02/04/2019
SC-404 está há 14 anos sem registrar mortes no trânsito
02/04/2019

Recém-inaugurada, nova Praça do Carianos modifica a rotina dos moradores do bairro

São inúmeros os fatores que levam as pessoas a se fecharem em suas próprias casas, acostumando-se a uma rotina estressante de muito compromisso e pouco lazer. Ao mesmo tempo, é crescente o movimento que estimula a ocupação de espaços públicos e o convívio social, propondo práticas artísticas, culturais e esportivas nas comunidades.

No dia do aniversário de Florianópolis, 23 de março, a Prefeitura Municipal inaugurou a nova praça do Carianos, uma ação que faz parte da retomada do plano de popularizar os espaços públicos, revitalizando ou construindo praças, parques, ruas e calçadões. A praça era uma solicitação antiga: desde 2014, a Associação de Moradores e Amigos do Carianos (Amocar) realiza eventos, conhecidos como “Ocupa Praça”, com a intenção de chamar atenção do poder público para as necessidades de cultura e lazer da região. Sabendo disso, a PMF assinou, em junho de 2018, a ordem de serviço para a realização das obras, que foram entregues em menos de um ano.

Um espaço para a prática esportiva, lazer e convívio em comunidade

Pouco tempo após a inauguração, a praça já se tornou o espaço preferido para a prática de atividades físicas das pessoas da região, como constata Joana Querino, de 52 anos, moradora do Carianos desde que nasceu:

– Antes, a gente caminhava pelas calçadas até a ponte do bairro, agora viemos caminhar e utilizar a academia na praça. Percebo que as pessoas têm saído de suas casas e que a praça já virou um ponto de encontro. Estamos reaprendendo a conviver em comunidade, a respeitar as diferenças que se mostram no uso de lugares públicos e até reatando laços com a vizinhança – comenta.

A prática de esportes tem se tornado hábito não somente entre moradores do Carianos como também de outros bairros do sul da Ilha e tem mudado o humor de quem frequenta a região. Ana Paula Martins, moradora do Rio Tavares, aproveita o trajeto entre a faculdade e sua casa para se exercitar na Praça do Carianos.

– O lugar ficou perfeito para caminhar ou andar de bicicleta e de skate no fim do dia. Mesmo não morando no bairro, tenho frequentado a praça quase diariamente – afirma a estudante.

Os moradores são unânimes em afirmar que, mesmo em tão pouco tempo, a Praça do Carianos já impactou positivamente a comunidade do bairro e do sul da Ilha e são otimistas quanto aos ganhos em qualidade de vida nos próximos anos. O espaço funciona também como um elemento de valorização da região, tanto pelo valor dos imóveis quanto pela valorização da população.

Transformação que faz bem à comunidade

O local, que antes era somente campos gramados onde a própria comunidade improvisava traves de futebol e redes de vôlei para que pudessem ser utilizados, recebeu uma completa infraestrutura para lazer e práticas esportivas. Com 6,5 mil metros quadrados de área, a Praça do Carianos tem ciclovia e bicicletário, pista para caminhada, academia ao ar livre, espaço para slackline, pista de skate, quadra para vôlei de praia, quadra poliesportiva e espaço para a realização de feiras. O paisagismo foi pensado a fim de valorizar árvores nativas, como o gigante garapuvu, que recebeu iluminação de realce e tem se tornado símbolo do bairro.

– A Praça do Carianos era uma obra solicitada há anos pela comunidade, e sabemos da importância de investir em áreas de lazer nos bairros. Além de trazer mais qualidade de vida para as pessoas da comunidade, esses espaços promovem saúde e estimulam o meio social. Por isso, nossa intenção era entregar a obra pronta em tempo recorde – afirma o Prefeito Gean Loureiro.

O projeto de iluminação conta com mais de 70 postes, 64 luminárias de LED 54W, 12 luminárias de LED 150W e 22 projetores de alto rendimento 400W. O coronel Waldyvio Paixão, diretor da COSIP (Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública), destaca a importância da iluminação na praça:

– A iluminação de LED, com um padrão que ainda não existia na cidade, dá segurança para que as pessoas possam se exercitar à noite, depois do trabalho, pois traz sensação de segurança e aumenta o bem-estar. Além disso, a iluminação de realce no guarapuvu ficou realmente impressionante! Moradores e visitantes param para tirar foto e comentam que a cidade ganhou um novo cartão-postal – orgulha-se.

(NSC, 01/04/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *