Lançado edital para turismo de observação de baleias
15/04/2019
Dia Mundial da Criatividade terá atividades em Florianópolis
16/04/2019

Projeto Street Art Tour lança ‘museu digital’ dos grafites de Floripa

Para movimentar a cena de arte urbana em Florianópolis, o artista Rodrigo Rizo e produtora cultural Studio de Ideias lançaram o o Street Art Tour

O projeto terá diferentes fases e ações. A primeira foi o registro e catalogação digital de murais que compõem uma espécie de museu digital e que poderá ser acessado via plataforma digital (aplicativo e site). Estão previstas ainda exposições, pintura de murais em grande formato, festivais, oficinas e debates.

“O objetivo é reforçar a importância e a relevância dessa linguagem artística como expressão cultural e identitária da cidade por meio de um trabalho conjunto entre artistas, poder público e iniciativa privada”, afirma o artista urbano Rizo, representante de uma das primeiras gerações do grafite em Florianópolis.

Museu digital

A plataforma, que pode ser acessada via site e aplicativo —o app já está disponível para Android e em breve para iOS —, tem como principal funcionalidade a navegação via GPS por um mapa interativo onde estão identificadas as obras em diversas ruas de Florianópolis. Além da localização no mapa, é possível saber informações sobre cada arte e conhecer mais sobre os artistas autores. Trata-se de um museu digital que oferece ao usuário a possibilidade de experienciar um tour guiado pelos principais trabalhos já feitos na cidade.

“A plataforma permite um registro histórico de uma forma de arte essencialmente efêmera que está em constante transformação. As obras ficarão catalogadas, devidamente armazenadas e imortalizadas nos registros do aplicativo. Além disso, o app vai dar visibilidade a novos pontos de grafite da cidade, a galerias que as pessoas ainda desconhecem”, explica Rizo.

A ferramenta também conecta artistas às pessoas que têm espaços passíveis de receber intervenções artísticas.

Estímulo aos novos artistas

A plataforma será atualizada mensalmente, o que possibilita que novas obras sejam inseridas no museu digital. Para isso, o artista deve enviar, via e-mail, fotos dos murais que deseja que façam parte do acervo. É importante informar os respectivos endereços e informações pertinentes à obra, como data, contexto de produção, conceitos etc. É também indispensável o envio da sua biografia: breves currículo e descrição do conceito/proposta criativa do trabalho que executa.

Novo mural no Aeroporto

Além da plataforma digital, a pintura de um mural de 150 metros quadrados na sede da Floripa Airport marca o lançamento do Street Art Tour. O mural já está pronto e fica bem na chegada ao aeroporto. Quem assina o trabalho é o artista Rodrigo Rizo, um dos idealizadores do projeto e conhecido por ser o autor dos camaleões grafitados em dezenas de ruas da Capital.

O Street Art Tour é patrocinado pelo município de Florianópolis e pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura nº 3659/91. O projeto tem o apoio cultural da Floripa Airport. A coordenação geral é da Studio de Ideias.

(Deolhonailha, 15/004/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *