Prefeitura de Florianópolis quer usar faixa reversível na Colombo Salles só para ônibus
05/04/2019
Secretário de Mobilidade Urbana destaca criação de rede integrada para trânsito de Florianópolis
05/04/2019

Prefeitura de Florianópolis terá novos conceitos para mobilidade urbana

Com propostas que sejam capazes de pensar a cidade a longo prazo, a Prefeitura de Florianópolis inaugurou nesta quinta-feira (4) novas políticas para pensar a mobilidade urbana da cidade. Na última reportagem especial sobre mobilidade urbana, o Grupo RIC ouve a Prefeitura de Florianópolis que decidiu promover a união dos órgãos de planejamento urbano, de transito e mobilidade urbana para uma missão maior do que apenas resolver problemas pontuais.

Como missão, a nova estrutura ficará encarregada de deixar um legado que possa ter continuidade pelas próximas administrações resgatando iniciativas que priorizem o uso de transporte público com outros modais.

Para quem conhece e acompanha as transformações pelas quais a Capital atravessou nas últimas décadas sabe que parece nada fácil tentar inverter certas lógicas. A solução, segundo o prefeito Gean Loueiro (MDB), foi de pensar a construção de uma forma eminentemente técnica. Com o apoio de entidades de classe das áreas de arquitetura, urbanismo e mobilidade, o prefeito alçou um técnico com 30 anos de casa ao posto de secretário.

Arquiteto e Urbanista, com conceitos que pensam o desenvolvimento urbano de forma integrada entre mobilidade e ocupação do solo, Michel Mittmann foi anunciado com status de supersecretário.

Além de ficar a frente do projeto do BRT e do planejamento das centralidades, regiões que devem ser mais adensadas pelas condições favoráveis de deslocamento, o novo secretário também deverá pensar soluções sustentáveis para a cidade, diz o prefeito.

Gean cita como exemplo a regulamentação dos patinetes e a implantação do guincho 24 na cabeceira das pontes. “Isso já é fruto desse grupo de trabalho”, afirmou.

Outras ações passam pela implantação de linhas troncais na avenida Rio Branco e a utilização da Ponte Hercílio Luz exclusivamente para o transporte coletivo e veículos de emergência. O prefeito também manifestou a intenção de uso de uma faixa reversível da Colombo Salles para uso exclusivo dos ônibus nos horários da manhã, quando a cidade tem pouco fluxo na saída da Ilha de Santa Catarina.

(Confira matéria completa em ND, 05/04/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *