Empresas avaliam operação de patinetes elétricos e bicicletas compartilhadas em Ingleses
08/04/2019
Representantes da Rede de Cidades Criativas da Unesco conhecem projetos inovadores do IFSC
08/04/2019

Parceria entre IFSC e UNESCO apresenta cardápio com iguarias da Mata Atlântica

No domingo (31/03), a vinícola Abreu Garcia foi palco de uma experiência enogastronômica inédita a nível mundial. Pela primeira vez, uma parceria entre pesquisadores do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e o programa de alimentação sustentável da UNESCO/ONU promoveu um almoço com ingredientes exclusivos do bioma Mata Atlântica da Região Serrana de Santa Catarina.

O cardápio tipicamente regional contou com pinhão, vinagrete de araçá e goiaba-serrana, ravióli de queijo serrano e poejo, ragu de pastrami Hereford e raspas de casca d’anta. De sobremesa, sponge cake de mel da serra, sorvete de coalhada, gel de jabuticaba, crocante de uvaia e araçá amarelo.

A ideia para o cardápio com ingredientes exclusivamente serranos surgiu porque a pesquisadora Fabiana Mortimer (IFSC) e os chefs Pedro Soares e Fabrício Kleis fazem parte do programa Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia, título que Florianópolis recebeu em 2014. O objetivo principal da ação é valorizar produtos locais ao desbravar a sociobiodiversidade da floresta.

De acordo com o pesquisador Gil Karlos Ferri, “o bioma Mata Atlântica é um dos mais ricos do mundo em biodiversidade e potencialidade gastronômica. Essa experiência enogastronômica com ingredientes exclusivos da região serrana comprova esse potencial. O aproveitamento de espécies nativas na culinária é também uma estratégia para a preservação e valorização do bioma”.

Prof. Gil Karlos Ferri
Mestre em História Ambiental – UFSC/UFFS
Coordenador do case História & Vitivinicultura
Fotos: Vanessa Alves, divulgação.
mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *