Fiscalização realiza novas demolições em áreas de APP em Ingleses
10/04/2019
UNESCO avalia como muito bom trabalho do Programa Florianópolis Cidade Criativa da Gastronomia
10/04/2019

Local de uma possível quarta ponte em Florianópolis precisa ser analisado, afirmam especialistas

Aos poucos, a mobilidade da Grande Florianópolis caminha para uma melhora. Nos últimos dias aconteceram a liberação de acostamento, terceira faixa da Via Expressa e também a previsão para entrega da Ponte Hercílio Luz. Como nova esperança da população surge a possibilidade de uma quarta ponte ligando Ilha ao Continente. Confira a reportagem.

Desde sexta-feira (5), 4,8 quilômetros da terceira faixa da Via Expressa já estão à disposição dos motoristas que saem da Ilha de Santa Catarina. A liberação só não contempla o trecho inicial entre a ponte Colombo Salles e o viaduto da Avenida Almirante Tamandaré.

Um teste do impacto da obra que é esperada como uma das alternativas para reduzir os congestionamentos na região. Para o Dnit, o novo cenário a partir do fim da obra, com três pistas afunilando nas pontes, vai precisar de novas intervenções.

A ideia de uma quarta ponte foi levantada pelo Dnit na Assembleia Legislativa, durante o lançamento da Frente Parlamentar de Infraestrutura.

Não é a primeira vez que se discute a construção de uma nova ligação entre Continente e Ilha. Em 2011 o governo do Estado chegou a apresentar um projeto que ligasse a Via Expressa com a Beira-Mar Norte, o orçamento na época passava de R$ 1 bilhão.

A conversa atual ainda não trata de uma localização oficial desta nova travessia, mas há modelos que sugerem que ela fique no meio das pontes Pedro Ivo e Colombo Salles. Especialistas em trânsito questionam a possibilidade. Para especialistas, a nova travessia precisa levar em conta a capacidade dos acessos.

Uma das alternativas, conforme os especialistas, seria colocar a nova ponte fora da região central, partindo de um dos extremos da Ilha.

(Balanço Geral, 09/04/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *