Aterro da Baía Sul continua abandonado, em Florianópolis
03/04/2019
Moradores querem parque público em lugar de empreendimento na Lagoa da Conceição
03/04/2019

IMA lança no fim do mês novo edital para administração do Camping do Rio Vermelho

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), irá lançar até o final de abril o edital de licitação para uma nova empresa assumir a gestão do Camping do Rio Vermelho. O parque fechou em novembro de 2018 e permaneceu durante todo o verão com as atividades suspensas, justamente a época em que o local é mais procurado por turistas. O Ministério Público de Santa Catarina (MPF) entrou com uma ação civil no dia 14 de dezembro contra o IMA, contestando o processo licitatório para a contratação de uma nova entidade. Assim que contratada, a nova organização pode retomar as atividades no espaço.

Na ação contra o instituto, a procuradora da República Analúcia Hartmann acusa o IMA de racismo institucional. Segundo ela a comunidade remanescente do Quilombo Vidal Martins, que fica no Rio Vermelho, recebeu por parte do instituto, a promessa de assumir a administração do camping. Durante a licitação que daria esse poder a comunidade, os quilombolas foram desclassificados perdendo no quesito “comunidade tradicional”.

A procuradora conseguiu, por meio da liminar, que o parque permaneça fechado até a resolução do caso e que o IMA esclareça os critérios adotados na contratação da entidade vencedora, reavalie a proposta da comunidade quilombola e reverta o julgamento conclusivo da carta-convite.

No final de novembro a empresa ‘Caipora Cooperativa para a Preservação da Natureza’, encerrou o contrato com o IMA, saindo da administração do camping. Em janeiro, o instituto lançou uma nota informando o fechamento do local e afirmou que não conseguia viabilizar, em curto prazo, a reabertura do espaço. O mesmo texto diz que o IMA lamenta o fato.

Leia a nota do IMA lançada em janeiro

“O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina comunica que o Camping do Parque Estadual do Rio Vermelho permanecerá fechado por tempo indeterminado. O IMA realizou processo para selecionar a nova organização de sociedade civil para realizar a gestão do local. No entanto, o Ministério Público Federal entrou com ação civil pública contestando o processo de seleção. Como não há tempo hábil para realização de novo processo, o IMA não tem como viabilizar a abertura do Camping. O IMA lamenta o ocorrido e agradece a compreensão”.

(Jornal Conexão, 02/04/2019)

 

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *