Revitalização da rua Bocaiúva depende de negociação com a Celesc, em Florianópolis
12/04/2019
Arquiteto da UFSC receberá condecoração por trabalho de valorização das Fortalezas
15/04/2019
Concurso internacional "Gastronomic Made in Italy"

A final internacional do Gastronomic Made in Italy, promovido pelas cidades de Parma, Alba e Fabriano, que aconteceu na cidade de Parma, Itália, foi realizada no dia 11 de abril, com a participação do chef Daniel Paiva, representando Florianópolis.

Daniel não ganhou o concurso, mas levou, com muita categoria, o nome da capital catarinense para além-mar, com a receita Gnocchi della Terra, um nhoque feito a base de batata doce, com molho vermelho. “Que momento hoje, desde a produção pela manhã até o momento do concurso. E que concurso foi este, explicar todo o prato e contexto em italiano e cozinhar para um júri internacional, incluindo a ALMA la Scuola Internazionale di Cucina Italiana, a Bocuse d’Or e jurados da CIBUS International Food Exhibition. Infelizmente não conquistei o primeiro lugar do concurso. Mas vou ser sincero, já conquistei muito de estar aqui competindo com estes chefs e participando de todo este evento”, disse Daniel ao final do concurso, que foi citado pela imprensa internacional em matéria que pode ser conferida aqui. O ganhador do concurso foi o chef Pieter Sypesteyn, da cidade de San Antonio, no Texas (EUA), que será apresentado oficialmente durante a Conferência Anual da Rede Mundial de Cidades Criativas UNESCO, a ser realizada em junho, em Fabriano.

Participaram do concurso chefs de 26 cidades da Rede Mundial de Cidades Criativas UNESCO da Gastronomia, da qual Florianópolis faz parte desde 2014. Foram escolhidas apenas três receitas para serem apresentadas na seletiva final em Parma, duas brasileiras e uma norte-americana. O Brasil foi representado também pela chef Angela Sicília, de Belém. As receitas apresentadas passaram por critérios como conceito (coerência com a chamada), storytelling (descrição do conceito e das diferentes fases de realização do prato) e sustentabilidade (conexão com a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável).

O concurso aconteceu na praça principal de Parma, durante o Cibus Off, a maior feira gastronômica da Itália, com a apresentação de um show cooking público, onde os chefs fizeram o prato indicado para os jurados, cinco membros de Parma, Alba e Fabriano. Além disso cada um dos chefs preparou um pequeno prato celebrando duas das seis cadeias alimentares de Parma – produtos lácteos, Prosciutto di Parma, Parmigiano Reggiano, tomates, massas, conservas / anchovas. Cada um deles teve alguns minutos para preparar 20 degustações do prato “comemorativo” (finger food ou o que desejasse). Daniel Paiva serviu um prato a base de tomates e anchovas.

Confira a receita do Gnocchi della Terra: Receita e Descrição (1)

Matéria atualizada em 15 de abril de 2019.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

1 Comentário

  1. […] a base de batata doce, com molho vermelho que ficou em terceiro lugar na final internacional do Gastronomic Made in Italy. O concurso foi realizado no dia 11 de abril, promovido pelas cidades de Parma, Alba e Fabriano e […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *