Florianópolis assina adesão ao Iclei
17/04/2019
Reforma da Ponte Hercílio Luz: promotora instaura novo inquérito civil
17/04/2019

Florianópolis é referência real em boas práticas Lixo Zero

O padrão de recuperação de resíduos sólidos de Florianópolis é respeitado em todo o Brasil. A cidade recicla 6% de tudo que é coletado pela Comcap, muito acima da média nacional. Isso sem contar as iniciativas comunitárias e particulares de compostagem. Esse modelo de boas práticas em Lixo Zero foi apresentado pelo presidente da Autarquia de Melhoramentos da Capital Comcap, coronel Márcio Alves, a deputados estaduais de cinco estados brasileiros na manhã desta terça (16).

A comitiva de oito deputados estaduais de Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Pará e Santa Catarina, liderada pelo deputado catarinense Kennedy Nunes (PSD), presidente da União Nacional dos Legisladores e dos Legislativos Estaduais (Unale), percorreu o Centro de Valorização de Resíduos da Comcap, no Itacorubi.

“Só a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Comcap, tem condição de mostrar num único local o ciclo completo dos resíduos, do seco ao orgânico, começando pela educação ambiental”, apontou Márcio Alves. No CVR, são processadas diariamente 10 toneladas de resíduos orgânicos, entre restos de alimentos e podas, em parceria com a Associação Orgânica e Universidade Federal de Santa Catarina.

10 TONELADAS POR DIA

Os resíduos orgânicos são separados na fonte, em grandes geradores como condomínios e restaurantes, e ali no CVR são compostados junto com os resíduos de podas públicas que, triturados, se tornam cepilho. O cepilho e o composto também são fornecidos pela Comcap para pátios comunitários e hortas urbanas em parques, escolas e centros de saúde.

CICLO COMPLETO

“Os deputados ficaram impressionados com a autossuficiência da Comcap. Só nós temos o ciclo completo dos resíduos recicláveis secos e orgânicos e atendemos todas as iniciativas de agricultura urbana com os resíduos verdes transformados em cepilho”, avaliou o presidente Márcio Alves.

FLORIANÓPOLIS JÁ FAZ

De acordo com o presidente da Unale, Kennedy Nunes, a visita encerrou uma certificação internacional que incluiu a Califórnia, nos Estados Unidos, a partir de onde foi difundido o conceito Lixo Zero por meio de legislação. “Florianópolis já tem a meta Lixo Zero para 2030, então fizemos questão de trazer os deputados para mostrar que é possível fazer também no Brasil. Foi muito legal terminar a certificação aqui e ver que a Prefeitura de Florianópolis tem essa visão. Vamos pautar esse assunto nos legislativos estaduais para chegar aos resultados que a Comcap já está chegando”, disse  o deputado estadual catarinense.

O QUE TEM NO CENTRO DE VALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS

  •  Ecoponto para entrega voluntária de resíduos (saiba como funciona CLICANDO AQUI).
  • ACMR, em galpão cedido pela Comcap, opera a Associação de Coletores de Materiais Recicláveis. É a maior das 14 associações na Grande Florianópolis, para as quais a municipalidade doa 12 mil toneladas/ano de materiais recicláveis gerando renda de R$ 4,5 milhões em benefício de 842 pessoas.
  • Estação de Transbordo O resíduo que o cidadão não separa vira rejeito e segue, em carretas da Proactiva , para o aterro sanitário em Biguaçu.
  • Museu do Lixo Em torno de 7 mil pessoas por ano fazem o circuito de visitação monitorada pela equipe de educação ambiental da Comcap.
  • Pátio de compostagem operado pela Comcap em parceria com Associação Orgânica e Ufsc. Em 2018, foram processadas 616 toneladas de restos de alimentos.
  • Picador de podas Durante o ano de 2018, foram processadas 2,8 mil toneladas de resíduos de podas oriundos dos serviços de limpeza pública ou por entrega voluntária.
mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *