Contorno Viário da Grande Florianópolis: impasse emperra andamento das obras
29/04/2019
Projeto isenta táxis de pagamento de impostos e taxas municipais em Florianópolis
29/04/2019

Entrevista: Vinícius Loss defende cidade mais vertical e concentrada

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 27/04/2019)

Mestrando em direito urbanístico na UFSC, o advogado Vinícius Loss tem se debruçado sobre a legislação que dá as diretrizes para o desenvolvimento da cidade. Ele faz críticas ao Plano Diretor de Florianópolis, considerado o principal vilão quando o assunto é planejamento municipal. Ele defende uma cidade mais “vertical” e mais “concentrada”.

Por quê o Plano Diretor é o maior vilão quando se fala em ocupação urbanística?
É o principal vilão, porque o Plano Diretor coloca uma área de preservação permanente no meio da cidade (como os topos de morros) e as pessoas vão dar um jeito de invadir, normalmente as mais pobres. Porque querem ficar perto do trabalho. Quando se coloca uma mancha de preservação permanente no centro do município não consegue proteger tudo e as pessoas começam a ocupar clandestinamente. Existem ruas em que de um lado pode comércio, e no outro não pode. Isso gera situações de irregularidade. Mas por quê o Plano Diretor diz que em determinado lugar não pode ter um prédio de 20 andares, por exemplo? Porque alguém quis. Não tem um estudo técnico, só uma autoridade central dizendo o que pode e o que não pode

Como deveria ser o conceito do Plano?
O que precisamos entender, que o resto do mundo já entendeu, é deixar a cidade concentrar. O bom é verticalizar, porque isso atrai as pessoas. Onde tem mais gente, tem mais comércio, emprego etc. Deixar as áreas ficarem mistas, comerciais e residenciais. Quando a gente não deixa verticalizar e concentrar, a cidade se espalhe e isso requer mais infraestrutura e custo. Todos pagam essa conta. Tem um estudo do Banco Mundial que diz que se a gente continuar fazendo desenvolvimento urbano do jeito atual nossa infraestrutura vai custar R$ 6,5 bilhões até 2050.  Se, por outro lado, adotarmos as práticas do resto do mundo – verticalização, concentração, prioridade para as pessoas e não a os carros – vamos gastar R$ 1,2 bilhão.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *