Câmara discute veto de projeto sobre a instalação de câmeras em ônibus em Florianópolis
10/04/2019
Empresas não apresentam proposta para guincho 24h nas pontes de Florianópolis
10/04/2019

Encontro celebra patrimônio cultural dos engenhos de farinha catarinenses em Florianópolis

Na próxima segunda-feira (15/04) acontece um evento para celebrar a cultura dos engenhos de farinha de Santa Catarina. O #EngenhoÉPatrimônio será realizado no hotel Sesc Cacupé, na Estrada Haroldo Soares Glavan, 1670, em Florianópolis, das 9h às 16h, com entrada gratuita. O encontro é uma realização da Rede Catarinense de Engenhos de Farinha e do Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro).

Na programação, haverá roda de conversa sobre o Patrimônio Cultural dos Engenhos com a participação das famílias e equipe da Rede, além do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Será lançado o livro “Comida de Engenho”, que traz receitas tradicionais de engenhos de farinha, além do “Mapa Cultural dos Engenhos de Farinha de SC”, ambas publicações apoiadas pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura de 2017.

Também será apresentado um documentário produzido pelo Cepagro e do “Inventário Cultural dos Engenhos de Farinha de Santa Catarina”, que mostra um panorama sobre os bens culturais relacionados aos engenhos e sua importância para as comunidades. O Inventário foi construído de forma participativa com as comunidades, que integraram oficinas de educação patrimonial promovidas pela Rede em Bombinhas, Florianópolis, Imbituba e Garopaba.

Para participar do evento é preciso se inscrever pelo e-mail engenhosdefarinha@cepagro.org.br ou pelo telefone (48) 99172-3841 (com Karina).

A Rede Catarinense de Engenhos de Farinha reúne famílias que mantêm ou trabalham em engenhos, junto com agentes públicos, pesquisadores, cozinheiros, educadores e ativistas pela preservação de seu patrimônio agroalimentar e cultural.

Programação

Auditório do hotel Sesc Cacupé

– 9h às 11h: Mesa redonda: educação patrimonial nos engenhos de farinha catarinenses com Iphan, Cepagro e representante dos engenhos

– 11h às 11h30min: Apresentação do documentário #EngenhoÉPatrimônio

Engenho do Sesc Cacupé

– 13h30min às 14h: Apresentação do Inventário Cultural dos Engenhos de Farinha de SC

– 14h às 14h30min: Engenhos no território catarinense e lançamento do Mapa Cultural dos Engenhos de Farinha de SC

– 14h30min às 15h: Lançamento do livro Comida de Engenho

– 15h às 16h: Café cultural e encerramento

(NSC, 09/04/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *