Dunas de Florianópolis sofrem invasão de pinus; árvore que já foi distribuída em SC agora deve ser eliminada da ilha
25/04/2019
MP vai apurar problemas na cobertura retrátil do Mercado Público de Florianópolis
25/04/2019

Contorno Viário vai absorver só 11% do fluxo de veículos na Grande Florianópolis

Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 24/04/2019)

O Grupo Técnico da BR-101 do Futuro, da Fiesc, fez reuniões na Capital e em Itajaí nesta quarta-feira (24) para apresentar o pacote de obras necessário para dar fluidez ao trecho Norte da rodovia – um conjunto que soma R$ 2,7 bilhões, e não está previsto no contrato de concessão da Arteris Litoral Sul. São novas pontes, retornos e extensão de marginais que, de acordo com os estudos da concessionária, serão capazes de aliviar o prognóstico de ainda mais filas e congestionamentos na BR-101 para os próximos anos.

Os estudos técnicos feitos pelo engenheiro Newton Gava, um dos maiores especialistas do país no assunto, demonstram em números um cenário que quem circula pela BR-101 conhece muito bem. No trecho de maior fluxo da Grande Florianópolis, entre o km 209 e o km 210, as pistas principais e as marginais somam 180 mil veículos diariamente. O Contorno Viário, depois de pronto, só será capaz de absorver 11% dessa demanda.

O entendimento da Fiesc é que, travada, a rodovia emperra também a economia de SC. O presidente, Mario Cezar de Aguiar, está comprometido em convencer prefeitos e entidades a apoiar o projeto, que depende de avaliação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do Tribunal de Contas da União (TCU), a quem cabe decidir se vale a pena compensar a concessionária por obras que não foram contratadas. Nesse cenário, a pressão da sociedade civil organizada tem papel importante.

Comissão de infraestrutura de Biguaçu diz que obra no Contorno Viário está “abandonada”
A proposta de investimentos na Grande Florianópólis é de R$ 700 milhões em obras, que incluem a abertura de 12 quilômetros de terceira faixa na pista principal e outros 26 quilômetros nas marginais, além de viadutos, pontes e retornos.

Confira quais as obras que fazem parte do pacote:

* 47 km de Aumento de Capacidade

* 6 Viadutos em Marginal

* 11 Passarelas

* 12,8 km de Terceira Faixa

* 26,7 km de Terceira Faixa em Marginal

* km de Marginais

* Pontes em Marginais

* Retorno em Viaduto

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *