Comunidade do Saco dos Limões quer solução para indígenas alojados no Tisac
02/04/2019
MPF investiga Contorno Viário da Grande Florianópolis e pede quebra de sigilo da concessionária
02/04/2019

Conselho de Arquitetura e Urbanismo de SC realiza oficina sobre Lei de Assistência Técnica de Habitação Social

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC) promove nesta quarta-feira, 3, em Florianópolis, e na quinta-feira, 4, em Chapecó, duas oficinas que apresentarão a metodologia e a equipe responsável pela elaboração de materiais didáticos e de dois cursos de capacitação sobre a lei 11.888/2008, conhecida como a Lei de Assistência Técnica Para Habitação Social – ATHIS.

Essa lei assegura às famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita para o projeto e construção de habitação de interesse social por meio de projetos públicos ou mesmo privados. O assunto é uma das grandes preocupações do Conselho de Arquitetura nacional, que desde 2017 investe 2% de sua receita anual na estruturação e fomento da ATHIS nos estados. Segundo pesquisa de 2015, 85% dos brasileiros constroem e reformam sem a orientação de arquitetos ou engenheiros, contribuindo para o desordenamento urbano.

Em Santa Catarina, 167.793 unidades habitacionais seriam necessárias para suprir o déficit habitacional, segundo dados do Ministério das Cidades de 2013, já desatualizados. Em Florianópolis, o déficit é de pelo menos 17 mil unidades.

As duas oficinas desta semana são uma preparação para os cursos, que serão realizados em agosto, em Chapecó, e setembro, em Florianópolis, e serão voltados à orientação técnica de profissionais e para informar demais agentes da sociedade, de forma a prepará-los para a atuação em ATHIS.

Serviço

Data: 03/04/2019.

Horário: das 09:00 às 13:00.

Local: sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina, Av. Prefeito Osmar Cunha, nº 260, 6º andar, Ed, Royal Business Center, Centro, Florianópolis SC.

Objeto: Metodologia de ensino e implantação da ATHIS.

(Deolhonaiha, 01/04/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *