Pesquisadores da Udesc Esag ouvem população de Florianópolis para estudo sobre mobilidade
09/04/2019
Municípios cobram da indústria investimento em coleta seletiva
09/04/2019

Câmara abre espaço para a tradição e as histórias das benzedeiras da Ilha

O Grande Expediente desta segunda-feira (08/04) apresentou o projeto “As benzedeiras de Florianópolis: inventariando saberes”, em solicitação a requerimento do vereador Marquito (PSOL). A figura da benzedeira é bem conhecida em Florianópolis, onde era comum as mães acudirem-se junto a esses conhecimentos. O trabalho das benzedeiras liga a fé e a sabedoria tradicional, colocando seu tempo a serviço de quem precisa.

O vereador Marquito afirmou que é uma alegria poder falar desta cultura e ajudar a valorizar o que é tradicional na Ilha de Santa Catarina: “O mapeamento foi feito em Florianópolis, mas a ideia é expandir para outros locais também, quem sabe por todo o Estado. Resgatar a história é preservar a cultura”.

Tade Ane Amorim, benzedeira e coordenadora do projeto explicou que foram mapeadas 18 benzedeiras e benzedores em Florianópolis: “A ideia do projeto é valorizar o saber e, para tal, precisamos valorizar quem o pratica. Precisamos cuidar, para que o nosso patrimônio cultural não desapareça”.

Ao final do Grande Expediente, os benzedores se reuniram e fizeram uma prece no Plenário da Câmara, reiterando que “oração é remédio, força e cura”.

Também tramita na Casa Legislativa um projeto de lei de autoria do vereador Afrânio (PSOL), que dispõe sobre o reconhecimento dos ofícios tradicionais de saúde popular em Florianópolis, regulamentando o livre acesso à coleta de plantas medicinais nativas, muito utilizadas pelas benzedeiras.

(CMF, 08/04/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *