Uma decisão histórica
03/04/2019
Programa Taste Brasil tem participante de Florianópolis
04/04/2019

Associação de moradores do Rio Vermelho instala parquinhos infantis para a comunidade

O bairro Rio Vermelho, no norte da Ilha, já ganhou quatro parquinhos infantis desde 2017. A iniciativa partiu da Associação de Moradores (Amorv) após receber pedidos da comunidade por mais áreas de lazer. A última estrutura foi instalada nesta semana, em uma área verde que dá acesso à Praia do Moçambique.

João Paulo Ferreira, mais conhecido como João do Bericó, 36 anos, atual presidente da Amorv, conta que desde 2017 a associação disponibiliza a sua sede para a comunidade e aluga o espaço para festas infantis, aniversários, jantares e outros eventos. Com o aluguel arrecadado foi possível comprar os brinquedos para montar os parquinhos, como balanço, escorregador, gangorra e bancos. Segundo João, o engajamento dos próprios moradores, com doações e realização de eventos, também ajudou na criação dos espaços.

O primeiro foi montado em 2017 no terreno da associação, na Rua Luiz Duarte Soares. O segundo foi instalado na praça em frente à Escola Básica Muquem, na Rua Manoel Petronilho da Silveira, em maio de 2018. O terceiro foi construído em novembro do ano passado na Servidão Lidia da Silveira Espíndola, em uma área onde era usada como depósito de lixo e entulhos. Além dos brinquedos, foram colocados banquinhos e plantadas árvores.

O quarto parquinho foi construído em um terreno na Rua Cândido Pereira dos Anjos, em frente à Servidão Rio Ponche, em um dos acessos à Praia do Moçambique.

— O mais bacana foi o envolvimento da comunidade. A prefeitura é muito ausente no Rio Vermelho, então além de construir os parquinhos, a associação comprou uma roçadeira para limpar os terrenos e damos a manutenção periódica das estruturas — afirma João.

De acordo com o presidente da entidade, a prefeitura foi informada sobre os parquinhos, mas nunca retornou ou questionou os feitos.

Para o aposentado João Greff, de 52 anos, que mora há 20 anos no Rio Vermelho, é a primeira vez que presencia algo ser feito pelo bairro.

— Com certeza é muito útil para a comunidade estes espaços, realmente as pessoas usam. O bairro sempre foi abandonado, área de lazer não tinha, eram tudo áreas paradas, não tinha nada com parquinho. Eu tenho sobrinhos e vizinhos que aproveitam muito esses lugares — diz.

João comenta que como o bairro é grande ainda faltam ser instalados parquinhos em algumas localidades, como próximo a casa dele, na Servidão Caminho das Orquídeas.

— O bairro é grande, vamos tentar colocar mais um aqui perto do Moçambique, mas para quem não tinha nenhum, ter quatro parquinhos, já é muito bom — diz.

Evento comunitário

No sábado (13) a associação fará um evento cultural na área onde foi montado o último parquinho, na Rua Cândido Pereira dos Anjos, em frente à Servidão Rio Ponche. O evento está previsto para começar às 8h até às 12h.

Haverá um café gratuito para a comunidade, apresentação de banda e revitalização de um muro com grafite. O evento é aberto a população.

(NSC, 03/04/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *