IMA realiza Workshop para proteção do mamífero mais raro do planeta!
04/04/2019
CPI das Pontes cobra que empresas apresentem documentação
04/04/2019

Arteris não garante entrega do Contorno Viário para 2021

A conclusão do Contorno Viário da Grande Florianópolis poderá ser adiada mais uma vez. Após reunião nesta quarta-feira na sede do Ministério Público Federal (MPF) em Florianópolis, o Diretor de Operações Sul da Arteris, Cesar Sass, não garantiu que a obra estará finalizada em dezembro de 2021, último prazo informado pela concessionária. O cronograma inicial previa que a nova rodovia estaria pronta em 2012.

Conforme o dirigente, a confirmação de uma data para entrega depende da validação do orçamento e projeto técnico do terceiro trecho da obra, entre São José e Palhoça. O trâmite burocrático foi solicitado pela ANTT em janeiro deste ano. A análise será feita por especialistas do LabTrans, laboratório de estudos de transporte e logística da UFSC.

— A gente precisa receber essa validação para deixar esse processo mais transparente, já que é um investimento que será imputado sobre a tarifa. Sem essa validação técnica do projeto e do orçamento, não podemos avançar — afirma Cesar Sass.

O trecho Sul, entre São José e Palhoça, é o mais crítico da obra e o único que ainda não teve o início dos trabalhos. Sass afirma que o cronograma previa o início das obras em janeiro, mas a licença ambiental para construção dos três túneis duplos previstos no projeto foi recebida apenas em fevereiro. Além disso, ainda há desapropriações pendentes e, agora, a validação do orçamento e do projeto técnico.

No trecho Norte, a Arteris também recebeu uma licença ambiental importante recentemente. O diretor de operações afirma que concessionária teve que fazer uma mudança no traçado em Biguaçu por causa de uma ação realizada pela empresa que administra o aterro sanitário no município. Dessa forma, Sass afirma que a empresa teve que revisar algumas desapropriações e complementou a questão das licenças ambientais.

O trecho intermediário, em São José, tem a menor extensão e o cronograma mais avançados. Os trabalhos atuais estão na fase de terraplanagem, drenagem, implantação de geodrenos, desmonte e escavação de rochas, fabricação de vigas pré-moldadas, pavimentação e a construção de uma passagem de nível superior.

(NSC, 03/04/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *