Macroalga produzida na Capital pode garantir nova fonte de renda para maricultores
18/03/2019
Maricultores registram até 70% de perda de ostras em Florianópolis
19/03/2019

Aula- Show com o Chef Jerome Grant e palestra com Raul Lody

Inscrições aqui

Sobre o Chef:

Jerome é formado em Gastronomia pelo Instituto Le Cordon Bleu de Artes Culinárias de Pittsburgh, nos EUA. Está à frente do Sweet Home Café, o mais novo restaurante do Museu de História e Cultura Afro-Americana (National Museum of African American History and Culture) que fica em Washington, DC.

Aula-show: Gastronomia afro-americana com a temática Creole Coast:

– Duck and Andouille Sausage Gumbo with Carolina Rice

– Gulf Shrimp, Tasso Ham, Caramelized Leeks, Tomato Butter and Stone Ground Grits

Sobre o palestrante:

Raul Lody, antropólogo, museólogo, curador, escritor e pensador da comida e da alimentação. Tem experiência nacional e internacional na área da Antropologia da Alimentação. Coordena, desde 1972, projetos com ênfase na etnoalimentação em todo o território nacional, em países africanos (Angola, Marrocos, Tunísia); na península ibérica, na península itálica, e no México.

É criador e curador do Museu da Gastronomia Baiana (2006) e do www.museudoacucar.com.br .

Palestra: A diáspora dos sabores africanos no Brasil, nas Américas e no Caribe

O continente africano na sua diversidade e pluralidade cultural reúne amplos acervos de civilizações milenares e de etnias que, no decorrer da história, imigraram para o chamado Novo Mundo, nos cenários econômicos e sociais de uma Europa colonial.

Todos esses movimentos possibilitaram a formação de patrimônios culturais experimentados na música, na dança, na literatura, no teatro, na religiosidade, nas artes visuais; e, em especial, nos sistemas alimentares, que recuperam memórias ancestrais e fundadoras de identidades africanas.

Assim, esta verdadeira diáspora africana no Brasil, nas Américas e no Caribe, ganha notável reconhecimento na gastronomia por causa da continuidade de hábitos alimentares vividos no cotidiano, e nas celebrações coletivas das festas, que envolvem milhões de pessoas ao redor do mundo.

Os participantes receberão certificado de participação após o evento.

(Senac, 18/03/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *