Polêmico, projeto sobre cães em praias é aprovado em Florianópolis
15/03/2019
Prefeitura comemora aniversário de Florianópolis com entrega de obras
18/03/2019

Intelbras e Infravias firmam parceria de desenvolvimento tecnológico para cidades inteligentes

A Intelbras, empresa 100% brasileira do segmento de segurança, redes, comunicação e energia, e a Infravias, startup de sistemas construtivos e soluções inovadoras e sustentáveis para as áreas de infraestrutura e mobilidade, firmaram parceria com o objetivo de desenvolvimento tecnológico, com foco em soluções para smart cities (cidades inteligentes). O primeiro projeto conjunto é um ponto de ônibus que agrega segurança, acessibilidade e conforto aos usuários do transporte público, utilizando ferramentas de tecnologia. 

O conceito de smart cities ganhou atenção nos últimos anos por conta do aumento da urbanização global. Em uma pesquisa, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) detalhou que o uso de diferentes tecnologias pode melhorar a entrega de serviços públicos e os resultados das políticas em áreas como segurança e transporte. É nesse contexto de inovação e melhora da mobilidade urbana que o ponto de ônibus desenvolvido pela Infravias e a Intelbras se insere.

“A parada de transporte público para cidades inteligentes pretende desenvolver proposta de equipamentos que contemplem sistema de câmeras para monitoramento e sua interligação com a polícia e central de controle do transporte coletivo (CCO), objetivando a melhora da segurança pública e questões de gestão de tráfego”, explica o CEO da Infravias Aloisio Pereira da Silva. “Os objetivos propostos com esta solução só seriam possíveis por meio da parceria realizada com a Intelbras. É muito gratificante ver duas empresas catarinenses desenvolvendo um projeto tão promissor”, complementa o CEO.

Outras inovações que serão utilizadas no ponto de ônibus são os sistemas de iluminação, de carregamento de dispositivos móveis (USB) e display multimídia, que serão alimentados de energia proveniente de placas solares. Também terá WiFi gratuito para acesso aos serviços relacionados ao sistema de transporte. Anexo ao ponto, está prevista área de bicicletário com possibilidade de compartilhamento de bicicletas e patinetes.

“Inovação faz parte do DNA da Intelbras, investimos 6% do nosso faturamento em pesquisa e desenvolvimento. Sendo assim, ficamos extremamente felizes com a parceria com a Infravias. Temos certeza que o ponto de ônibus irá revolucionar o transporte público em cidades inteligentes”, afirma Márcio Ferreira, Diretor Comercial da Intelbras. “Nós disponibilizamos a tecnologia e expertise para a implementação do sistema de CFTV, energia solar, Wi-Fi e carregamento de dispositivos eletrônicos das paradas de ônibus. Equipamentos como painéis solares e equipamentos wi-fi de alta velocidade serão utilizados na solução”, adiciona Ferreira.

O ponto de ônibus está sendo desenvolvido como proposta para revitalização do bairro Vila A, em Foz do Iguaçu. Ele faz parte de um grande projeto de planejamento urbano focado em sustentabilidade, em parceria com a prefeitura municipal. Sob as calçadas e ciclovias será implantado o sistema INFRAVIA que organiza as redes de gás, água, esgoto, energia elétrica, comunicações e drenagem pluvial, facilitando a operação e manutenção dessas infraestruturas.

Sobre a Intelbras

A Intelbras é uma empresa catarinense com mais de 40 anos, 100% nacional, presente em todo o território brasileiro, por meio de seus 250 distribuidores e mais de 150 mil revendedores. A indústria desenvolve e produz soluções de segurança, comunicação, condomínios, redes e energia. Suas soluções atendem o mercado residencial, condominial e corporativo, protegendo, aproximando e conectando as pessoas. Possui quatro unidades fabris – duas em São José (SC) e as demais em Santa Rita do Sapucaí (MG) e Manaus (AM), exporta para a América Latina e mantém escritório na China. Tendo a inovação como um de seus principais pilares, mantém mais de 300 profissionais especializados na área de pesquisa e desenvolvimento, de um total aproximado de 3.200 colaboradores. Com faturamento de 1.6 bilhão em 2017, a Intelbras é líder na América Latina em CFTV, em centrais condominiais, switches e telefonia. Há 14 anos é considerada uma das melhores empresas para se trabalhar conforme pesquisas das revistas Exame, Você S/A e Época. Recentemente, recebeu o prêmio de melhor indústria em Excelência em Serviços aos Cliente, pela revista Consumidor Moderno, resultado de sua cultura focada em atender e satisfazer o consumidor brasileiro.

Sobre a Infravias 

A Infravias é uma startup brasileira com foco no desenvolvimento tecnológico, pautada no conhecimento e experiências internacionais. Através de acordos de cooperação com universidades, institutos e empresas públicas e privadas, são desenvolvidos sistemas construtivos e soluções inovadoras para as áreas de infraestrutura e mobilidade para cidades inteligentes. Os objetivos visados são a sustentabilidade econômica, ambiental e social dos projetos, e a maximização das margens de lucro dos empreendedores, alcançando ganhos mútuos.

A Infravias tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), através do programa “Sinapse da Inovação”. Também é membro do Green Building Council Brasil (GBC Brasil).

Assessoria de Imprensa Infravias

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *