Prefeitura recebe propostas de 11 empresas para execução do alargamento da faixa de areia de Canasvieiras
11/03/2019
65,1% dos pontos analisados estão próprios para banho no litoral catarinense
11/03/2019

IMA lança Laboratório Móvel que vai analisar nascentes das Unidades de Conservação

O governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, inaugura na próxima segunda-feira, 11 de março, em Criciúma, o Laboratório Móvel do Instituto do Meio Ambiente (IMA). Inédito no Brasil, o veículo vai percorrer, especialmente, Unidades de Conservação para pesquisar e analisar a água destes locais, da nascente à foz.

Com o Laboratório Móvel será possível coletar e analisar imediatamente as amostras, verificando por onde a água passa e onde recebe a influência poluidora. O Laboratório vai realizar análises bacteriológicas para a determinação de contaminação por agentes de origem fecal e análises físicas tais como temperatura, oxigênio dissolvido, condutividade, pH, cor, transparência e sólidos sedimentáveis.

Somente no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, a maior Unidade de Conservação de Santa Catarina, por exemplo, existem centenas de nascentes, responsáveis pela formação de mananciais que abastecem a região da Grande Florianópolis, como o Rio da Madre, Cubatão, Maciambu, Capivari e Rio Duna.

O Laboratório Móvel não vai realizar pesquisa de balneabilidade porque as normas da CONAMA determinam que o material coletado nas praias seja submetido a exames bacteriológicos durante 24 horas, além de serem necessárias cinco semanas consecutivas de coleta para a obtenção de resultado tecnicamente confiável.

O veículo foi doado por meio de Termo de Ajustamento de Conduta realizado pelo Ministério Público e o IMA e a transformação da van em laboratório foi realizada com recursos provenientes de compensações ambientais.

A inauguração do Laboratório Móvel ocorre na segunda-feira, 11 de março, na CODAM de Criciúma, localizada na Rua Dr. José de Patta, 120, Comerciário.

(IMA, 08/03/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *