Praça do Carianos é inaugurada
26/03/2019
Programa de Incentivo à Inovação está com inscrições abertas
26/03/2019

Florianópolis representada no maior evento de Smart Cities do mundo

Nos dias 21 e 22 de março de 2019 aconteceu na cidade de Curitiba – PR o Congresso Smart City Expo. Essa foi a segunda edição do evento brasileiro chancelado pela FIRA Barcelona, consórcio público formado pela Prefeitura de Barcelona, Governo da Catalunha e Câmara de Comércio de Barcelona, que é o organizador do Smart City Expo World Congress, maior evento do mundo sobre cidades inteligentes, realizado anualmente em Barcelona.

O iCities, empresa curitibana especializada em soluções para smart cities, foi responsável pela organização do evento no Brasil, em parceria com a Prefeitura de Curitiba e Vale do Pinhão.

As ações de Florianópolis para tornar a cidade cada vez mais inovadora, seguindo o conceito de smart city, foram apresentadas no Congresso deste ano pela diretora de Negócios Inovadores da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Florianópolis, Thaís Nahas no painel: “Processos participativos: além da coleta de dados para o planejamento colaborativo”. A sessão abordou os conceitos de colaboração que surgiram para descrever a busca sistemática entre agências governamentais, organizações não-governamentais, comunidades e cidadãos individuais visando a inovação.

Em sua apresentação, a diretora destacou o programa Rede de Inovação Florianópolis parceria entre a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) numa iniciativa pioneira no país em que os centros de inovação CIA Downtown, CIA Primavera, CIA Sapiens Parque e SOHO foram credenciados à Rede com o objetivo de estimular a cultura de inovação e empreendedorismo, ativar o ecossistema de inovação e gerar e escalar negócios inovadores no município.

Outro ponto destacado durante a apresentação no evento foi o programa Living Lab Florianópolis, que é uma iniciativa da Rede de Inovação Florianópolis financiado pelo Fundo Municipal de Inovação, que conta com metodologia para implantação e gestão deste habitat de inovação criada pelo grupo de pesquisa VIA Estação Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina.

O projeto foi concebido em parceria pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), ACATE e PMF tendo como objetivo implementar soluções inovadoras para o desenvolvimento urbano inteligente da cidade. O programa, que hoje conta com dez empresas em fase de testes de suas soluções, busca contribuir com a qualidade de vida dos cidadãos e experiência dos visitantes de Florianópolis, por meio da otimização da gestão urbana e implementação de novos serviços inteligentes.

Números oficiais do primeiro semestre do convênio da Rede de Inovação Florianópolis de julho de 2018 a janeiro 2019:

141 eventos próprios realizados
2.020 participantes nos eventos próprios (pela ACATE)
1.583 eventos realizados nos CI
+1.300 Empresas beneficiadas
101 visitas técnicas recebidas
1.056 participantes nas visitas técnicas
137 pessoas atendidas nos Escritórios de Promoção da Inovação
7 missões técnicas realizadas.

(PMF, 25/03/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *