MPF cobra Prefeitura de Florianópolis sobre estrutura para indígenas
01/03/2019
Florianópolis é tema do documentário ‘Ilha Inovação Sustentável’
01/03/2019

Comunidade apoia recategorização do parque da Lagoa do Peri, em Florianópolis

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 28/02/2019)

Em audiência pública realizada nesta quarta-feira (27), a comunidade do entorno do Parque da Lagoa do Peri manifestou apoio ao projeto encaminhado pela Prefeitura de Florianópolis que prevê a recategorização para MONA (Unidade de Conservação Monumento Natural Municipal). De modo geral, os moradores consideraram que a alternativa é a opção que melhor compatibiliza a preservação da área – que passa de 1.959,59ha para 4.274,49ha – com a proteção da população tradicional.

“A alternativa supre todas as necessidades, qualquer outra decisão pode comprometer o abastecimento do Sul da Ilha”, alertou o biólogo Matheus Haddad, que também destacou a discussão realizada nos últimos dois anos pelo conselho consultivo do parque. A professora Talita Goes, do Observatório de Áreas Protegidas da UFSC, foi na mesma linha, ao dizer que uma decisão diferente, menos restritiva, pode levar a uma “ocupação desenfreada” da região. “Não podemos abrir mão para uma categoria mais abrangente, como de uso sustentável”, opinou.

Em nome do ICMbio, Marcelo Silveira também considera a recategorização proposta pela Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente) como melhor alternativa. “É uma oportunidade de corrigir o passivo em relação às famílias tradicionais”, disse.

A regulamentação é uma adequação ao SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação), criado por lei federal no início dos anos 2000, que prevê áreas de proteção integral, mais restritivas, e de proteção sustentável, menos rígidas. O MONA está enquadrado no primeiro grupo, mas permite a propriedade privada.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *