Ministro do STF nega recurso contra sentença que condena prefeitura, Estado e União a recuperar sítio arqueológico
22/02/2019
Entra em votação projeto que muda regras para estacionamentos de Florianópolis
25/02/2019

SDS recebe apoio do Fortur para fortalecimento do turismo em Santa Catarina

Com o objetivo de fortalecer a sinergia entre o Governo e as entidades representativas do Estado, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo recebeu representantes do Fórum de Turismo da Grande Florianópolis, o Fortur, que trouxeram apoio nas ações de desenvolvimento do setor em Santa Catarina.

Na oportunidade foi entregue um documento, assinado por 19 entidades, com uma série de ações elencadas, entre as quais, a implementação das parcerias público-privadas, desburocratização no processo de licenças e alvarás, recuperação de rodovias estaduais, o fortalecimento da Santur, estímulo à economia criativa e revisão da carga tributária do segmento de bares e restaurantes de Santa Catarina.

O adjunto da SDS, Amandio Junior, em nome do secretário, Lucas Esmeraldino, que em viagem para Brasília na defesa de interesses do Estado, não pode estar presente na reunião, e da presidente da Santur, Flávia Didomenico, recebeu os representantes do trade turístico, dizendo que melhorar a infraestrutura e fortalecer o turismo de Santa Catarina são prioridades da atual gestão. Ele reforçou o que o secretário Lucas, tem dito, que pretende “colocar o turismo de Santa Catarina no mapa do mundo” e que a Santur será fortalecida.

“A Santur deverá passar por um processo de reestruturação e revisão, onde vai ganhar força e corpo e fortalecer as ações no Estado. Temos a convicção de Santa Catarina está vivendo um novo momento, somos um Estado em amplo crescimento e prova disso, é uma das bandeiras prioritárias do governador, a infraestrutura, que vai gerar mais desenvolvimento, emprego e renda para a sociedade”, completou Amandio Junior.

Os representantes do Fortur também elencaram a necessidade de concessão dos Centros de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Canasvieiras, Florianópolis e de Balneário Camboriu. No entendimento do trade turístico, um modelo de gestão eficiente pode representar todo o potencial que os Centros oferecem. Amandio lembrou que já existe um estudo que engloba os dois Centros de eventos e o Governador tem ciência da importância deste passo e em dar celeridade ao processo de concessão dos centros de convenções do Norte da Ilha e de Balneário Camboriú.

Raphael Dabdab, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Santa Catarina (Abrasel), falou sobre a carga tributária de Santa Catarina e a burocracia para a liberação de alvarás. Dabdab lembrou que o setor de bares e restaurantes, gera em torno de 100 mil empregos diretos.

Também presente da reunião, o diretor de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e ao Empreendedor Individual, Sandro Yuri Pinheiro, falou sobre o projeto piloto do programa da SDS, o SC Bem Mais Simples, em fase final de implantação, que vai colocar Santa Catarina num patamar de países do primeiro mundo, com a abertura de empresas em até cinco dias úteis.

Zena Becker, coordenadora do Fortur, que representa 19 entidades integrantes do trade de turismo, responsáveis por 12,5% do PIB do Estado, destacou que o Fortur se faz presente para “apoiar e se mostrar à disposição para discutir as demandas do setor”.

(CDL, 21/02/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *