Prazo para Arteris e ANTT explicarem atraso no Contorno Viário termina nesta sexta
15/02/2019
Inauguração do novo terminal do Aeroporto Hercílio Luz é alterada para outubro
15/02/2019

Quem são os responsáveis pela atual situação das pontes Pedro Ivo e Colombo Salles

Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 15/02/2019)

Desde quarta-feira à noite, quando a peça metálica da ponte Pedro Ivo Campos saltou sobre a estrutura e aos olhos de quem relutava em enxergar a gravidade da falta de manutenção nas duas ligações Ilha-Continente, busca-se respostas sobre a morosidade do Estado em iniciar a reforma da estrutura.

O governo atual, corretamente, concentra-se em agilizar os processos burocráticos sem olhar para trás. Mas cabe ao Ministério Público e aos demais órgãos de controle uma ação de responsabilização pelo descaso histórico com as duas estruturas. A ação do promotor Daniel Paladino, que aplica multas aos Estado pelo descumprimento de ações judiciais que determinavam a reforma, é um começo. Resta ainda identificar os gestores públicos lenientes. Foram vários os secretários e presidentes do Deinfra nos últimos anos.

Todos com o poder de resolver o problema, mas nenhum capaz de encaminhar a reforma das pontes.Cabe ainda o questionamento aos governadores, todos também responsáveis pela demora. Eduardo Pinho Moreira, por exemplo, o mais recente antes do atual governo, preferiu colocar a responsabilidade no Tribunal de Contas do Estado (TCE), que no seu papel de órgão controlador questionou possíveis irregularidades. Mas nenhum dos gestores públicos foi capaz de resolver o impasse de forma pacífica como foi ocorrer somente em outubro do ano passado.

Seria mesmo o TCE o problema? Ou a falta de dinheiro para iniciar a obra?Soma-se a isso o sucateamento do Deinfra e da secretaria de Infraestrutura. Sem pessoal, o órgão resumiu-se a uma unidade de despachos e cargos políticos a ponto de depender da empresa que está fazendo a reforma da ponte Hercílio Luz para consertar o problema na Pedro Ivo.

Cabe também aos órgãos fiscalizadores apurar esse desmonte de uma das áreas mais importantes do governo. Mais do que aplicar uma multa a um governo já comprometido em suas finanças, é necessário investigar as responsabilidades de pessoas físicas que ignoraram os alertas da Justiça e permitiram o atual cenário. Caso contrário, esses mesmos “gestores” vão se sentir aptos a agir com negligência outras vezes futuramente.

FRASE

“O que mais preocupa é que a perícia judicial determinada pelo juízo já apontava há 5 anos graves problemas estruturais nas duas pontes, que além de não terem sido resolvidos com certeza se intensificaram” Daniel Paladino, promotor de Justiça de Florianópolis, sobre a falta de reparos nas pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *