Programa Juro Zero completo 1 ano e meio
14/02/2019
Relatório da ANTT comprova atraso na obra do Contorno Viário da Grande Florianópolis
14/02/2019

Não há risco de colapso, diz secretário de Infraestrutura sobre a Ponte Pedro Ivo em Florianópolis

“A ponte está segura, não há risco de colapso”, garantiu o secretário de Estado da Infraestrutura, Carlos Hassler, sobre a ponte Pedro Ivo Campos, usada pelos motoristas para entrar em Florianópolis. Ele concedeu entrevista ao Bom Dia Santa Catarina na manhã desta quinta-feira (14). Na noite de quarta, um congestionamento de 5 km foi registrado na estrutura em função de uma placa metálica da pista que levantou cerca de 10 centímetros.

“Realmente tivemos um problema ontem, mas um engenheiro ‘neutro’, que não é nosso servidor, deixou claro que o que houve não é estrutural. Necessidade de manutenção tem sim, risco não. Não há nenhum problema estrutural na ponte apesar das imagens, que às vezes assustam os leigos. Mas, são todas imagens de onde não há um comprometimento estrutural da ponte. Sou enfático para que a população fique tranquila”, afirmou.

A placa que se soltou é chamada junta de dilatação e estava sem parafusos, afirmou à NSC TV. Essa não é a única com esse problema, já que foi verificado que outra placa próxima estava sem quatro parafusos.

Segundo o secretário, uma equipe será enviada ao local para verificar se há mais parafusos soltos e uma ordem de serviço nas obras de recuperação das pontes de acesso deve ser emitida ainda este mês. “Encerrou-se o prazo de recursos para a última fase do processo de licitação da supervisão da obra de restauração das duas pontes. O próximo prazo é homologar o processo licitatório e a partir daí estaremos em condição de iniciar os serviços”, disse.

Hassler também comentou sobre o fato da solda metálica ter sido feita paliativamente por uma equipe da empresa Teixeira Duarte, responsável pela reforma em outra ponte, a Hercílio Luz, e não pelo Departamento Estadual da Infraestrutura (Deinfra).

“Se não tivéssemos o apoio da Teixeira Duarte, outra solução seria dada. Podem ficar sossegados com relação a isso. Optou-se por aceitar esse apoio porque era o mais prático e rápido”, completou.

Segundo o secretário, o dinheiro para a contratação da empresa responsável pela manutenção da ponte está garantido. Ele explicou como serão feitos os trabalhos.

“É uma obra que não tem como fazer sem gerar algum transtorno. A ideia é fazer o máximo dela à noite, quando tem o menor nível de movimento na ponte. Muito do serviço também será feito por baixo, o que afeta menos o cidadão que utiliza a ponte. Mas, invariavelmente em algumas etapas, principalmente a parte do piso que é usado, vamos ter que fazer por pistas. Estamos discutindo com a empresa ainda como será”, afirmou.

Congestionamento
Por causa da placa, os veículos precisaram fazer um desvio. As duas faixas mais à esquerda não puderam ser usadas perto do local onde houve o deslocamento do objeto metálico. A Polícia Militar e Guarda Municipal fizeram a sinalização no local.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, às 20h40 o trânsito estava pior do que no período da manhã. Havia cinco quilômetros de filas, que ultrapassaram a Via Expressa e chegavam até a BR-101, em São José, cidade vizinha.

Pedido da Câmara
Nesta quarta, a Câmara de Vereadores de Florianópolis aprovou o requerimento do vereador Pedro Silvestre (PP) que pede a presença do secretário de Estado de Infraestrutura, Carlos Hassler, para dar explicações sobre a situação das pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles.

Os parlamentares querem informações sobre investimentos já feitos e os futuros; histórico da manutenção; editais de licitação de manutenção e fiscalização da obra; e laudos técnicos.

A Prefeitura de Florianópolis emitiu nota em que se coloca à disposição para ajudar tecnicamente os órgãos estaduais na obra.

(G1SC, 14/02/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *