Projeto de férias na passarela Nego Quirido começa na próxima semana
09/01/2019
Obras da ponte da Barra da Lagoa, em Florianópolis, estão paradas
09/01/2019

Trapiche que pode incluir a Capital na rota dos cruzeiros não tem data para sair do papel

Equipamento essencial para colocar Florianópolis na rota dos navios cruzeiros, o trapiche de Canajurê, no Norte da Ilha, ainda não tem data para sair do papel. O empreendimento é particular e aguarda licenciamento do IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina) para dar prosseguimento aos trâmites exigidos por lei.

De acordo com o superintendente de Turismo de Florianópolis, Vinicius de Lucca, o empreendedor já poderia ter obtido licença ambiental da Floram, órgão municipal, mas decidiu buscar o licenciamento do órgão ambiental estadual para garantir segurança jurídica ao empreendimento. Como a temporada de cruzeiros abre em outubro de 2019, Lucca acredita que há tempo suficiente para a realização dos trâmites necessários.

“Se ele conseguir a licença até março e abril, estará ok, pois a obra é simples, de caráter modular, e pode ser feita em três meses”, explicou o superintendente, acrescentando que, por ser particular, não depende de licitação. O temor é de que o projeto possa sofrer algum tipo de embargo, uma vez que encontrou alguma resistência na própria comunidade, preocupada com o aumento do fluxo de turistas no local.

Após ter aprovação do EIA-Rima (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental) e obtenção da LAI (Licença Ambiental de Instalação), o empreendedor poderá buscar a autorização da SPU (Superintendência do Patrimônio da União), por se tratar de uma área de marinha e pertencente à União. De posse da autorização e dos licenciamentos, faltará ainda a solicitação de uma escala teste junto à Antaq (Agência Nacional do Transporte Aquaviário), último passo para aprovação do empreendimento.

A operadora MSC Cruzeiros já sinalizou o interesse em fazer uma parada na Capital com o MSC Preziosa, o mesmo que fez a escala teste em março de 2018 em Canasvieiras. Foi essa escala teste que culminou com a reprovação do trapiche de Canasvieiras por parte da Antaq.

(Confira matéria completa em ND, 08/01/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *