Leitor critica proposta para uso da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis
28/01/2019
Prefeitura de Florianópolis salva, parcialmente, as principais praias do Norte da Ilha
28/01/2019

Proposta para uso da Ponte Hercílio Luz é divisor de águas em políticas de mobilidade

Da coluna de Fábio Gadotti (ND, 25/01/2019)

A proposta do Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis) para o uso da Ponte Hercílio Luz é divisor de águas em termos de políticas públicas voltadas à mobilidade e ocupação de espaços urbanos. O conceito principal é a priorização de pedestres e do transporte coletivo, em detrimento dos carros. A tendência é essa, apesar de resistências pontuais: a redução gradativa dos veículos individuais nos miolos centrais das cidades, com ambientes mais humanizados

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Quando fazemos uma leitura atenta do PLAMUS(plano de Mobilidade Sustentável da Grande Fpolis), projeto promovido pelo Governo do Estado, cujo intento era a criação de uma nova infra-estrutura, bem como adequação dos equipamentos e vias existentes, na melhoria do transporte público na região da Grande Fpolis, verificamos que os equipamentos utilizados para centralização, distribuição e conexões dos transportes coletivos, localizados na planta insular, ainda são os mesmos que utilizamos atualmente.
    Se fizermos uma avaliação criteriosa dessa situação, poderemos observar a dificuldade logística no trajeto de um ônibus de um dos terminais centrais, até a ponte Hercílio Luz, o que , no meu ponto de vista, torna praticamente inviável essa alternativa.
    Entendo que, se ao contrário, utilizarmos a ponte Hercílio Luz para deslocamento de veículos leves, automóveis , motos , bicicletas, e acessos a partir da beira- mar norte, com certeza promoveremos um alívio na carga das pontes Colombo Salles e Pedro Ivo, melhorando sensivelmente o deslocamento de ônibus e trabalhando a favor de um Plano que já está em elaboração há alguns anos e cuja implantação irá alterar significativamente o cenário do transporte público na Grande Florianópolis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *